UFSM/FW fará ocupação política e cultural nesta quinta-feira

A próxima quinta-feira, 16 de junho, será uma data de luta para as universidades federais, com ocupação dos campi e debates. A programação foi definida nacionalmente por entidades ligadas ao ensino e ao serviço público, em defesa da educação e do setor público do país, em contraponto a projetos que visam privatização de serviços.

Na Universidade Federal de Santa Maria, a SEDUFSM promoverá uma “ocupação” política e cultural na instituição. No campus de Frederico Westphalen, o Dia de Luta em Defesa da Educação e do Serviço Público terá atividades durante manhã e tarde. A programação conta com minicurso sobre o pensamento econômico, ministrado pelo professor Luciano Miranda, do Departamento de Ciências da Comunicação, além da exibição de um documentário seguido por debate comandado pelo professor Wesley Grijó, doutor em comunicação.

Confira a programação:

Local: Centro de Convivência

Manhã
08h30min às 11h30min
ATIVIDADE –
 exibição, seguida de debate, do Documentário “Junho – O Mês que abalou o país”.
Condução dos debates: Professor Wesley Grijó, doutor em Comunicação
Sinopse: O documentário mostra as manifestações que tomaram diversas cidades do Brasil em junho de 2013. A revolta de proporção nacional ganhou expressão em São Paulo, quando uma passeata contra o aumento das tarifas do transporte público foi duramente reprimida pelas forças policiais. As reivindicações aumentaram, havendo protestos contra a corrupção, falta de serviços públicos e gastos excessivos com a Copa do Mundo. O movimento evoluiu, ganhou o país e mais de um milhão de pessoas foram às ruas.

Tarde
13h30min
ATIVIDADE –
Microcurso “Pensamento Econômico e ‘Gerações’ de Direitos”
O curso objetiva realizar uma micro-historiografia fundamental do pensamento econômico canônico, situado nos grandes eixos da “ortodoxia” e “heterodoxia”, nos itinerários da “esquerda” e da “direita”, em relação às três gerações fundamentais de direitos e em aproximação às quarta e quinta relativas à contemporaneidade.
Ministrante: Prof. Luciano Miranda, doutor em ciência política
Realização: Núcleo de Análise das Variações na Economia Política dos Direitos Fundamentais e Tecnologias de Informação e Comunicação (navE-DFtic) – grupo de pesquisa CNPq

15h
ATIVIDADE –
Exibição do filme “Granito de Areia” e debate.

 Sedufsm

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]