UFSM/FW entrega cartilhas interativas sobre patrimônio cultural

Na tarde de quarta-feira, 11, a UFSM/FW realiza a entrega oficial de cartilhas interativas para a Secretaria de Educação em Frederico Westphalen. O material objetiva  promover a aprendizagem sobre o patrimônio cultural da cidade de Frederico Westphalen nas escolas municipais de Ensino Fundamental atendidas pela SMEC.

As cartilhas integram as ações do projeto de extensão: “Educação e Arte – Patrimônio Cultural de Frederico Westphalen: Seu Olhar na Nossa História”, que compõem as atividades de comemoração dos 15 anos da Universidade Federal de Santa Maria na cidade.

        A Coordenadoria Acadêmica do Campus de Frederico Westphalen é a responsável pelo projeto de Extensão e conta com a contribuição de outras unidades vinculadas.  A servidora Silvane Brand Fabrizio coordena o projeto que tem como colaboradores os docentes: Dra. Eliane Pereira do Santos, Dr. Joel Felipe Guindani, Dr. Paulo César Vialle Munhoz, e os discentes Andrieli Cenci, Eloísa Sampaio, Marileia Bressan Copetti, e Natalie Pereira Soares. Além disso, conta com os servidores Fernanda Buriol e Sara Spolti Pazuch, e a presença do memorialista Wilson Aleixo Ferigollo.

 A ação principal proposta pelas cartilhas é a produção de desenhos realizados pelos alunos do ensino fundamental da rede municipal. Com o intuito de captar o olhar sobre o patrimônio cultural da cidade, as pinturas representarão os diferentes espaços culturais do município. As ilustrações contribuirão para a confecção do calendário de 2022 da UFSM/FW.

Os trabalhos realizados pelos alunos municipais serão escolhidos pela SMEC para integrarem a exposição no Hall do prédio central do Campus da UFSM-FW. Após a apuração, os desenhos integrarão o grupo de imagens destinadas à votação pela UFSM-FW e comunidade externa, onde serão selecionados os doze desenhos que ilustrarão as páginas dos diferentes meses do próximo ano.

Essa iniciativa promovida pelo projeto de extensão busca proporcionar a ampliação do acesso ao conhecimento. Têm como propósito contribuir para o fortalecimento da identidade dos estudantes com os locais culturais da cidade nas áreas da cultura e arte, além de promover oficinas que colaboram com a inserção das crianças no campo do  patrimônio histórico local.

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