Uergs promove 1ª Olimpíada Nacional de Desenvolvimento de Aplicativos

As olimpíadas escolares de matemática, física, química, língua portuguesa já são conhecidas de muitos estudantes. Mas agora uma nova competição promete engajar os alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil: é a Olimpíada de Desenvolvimento de Aplicativos (Onda), que abre inscrições nesta segunda-feira, 4.

A ideia de criar uma competição focada no desenvolvimento de aplicativos partiu da professora Erli Schneider Costa, coordenadora de pesquisa da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Ela apresentou um projeto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que liberou R$ 90 mil para a execução da olimpíada nacional ao longo deste ano.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 31 de agosto pelo Facebook da competição. Cada equipe deve ser composta por no máximo cinco pessoas, sendo um professor coordenador. A participação é aberta para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de todo o país.

A olimpíada terá duas fases, sendo que a primeira será composta pela entrega de um relatório descrevendo as funcionalidades do aplicativo. Na segunda, as equipes classificadas deverão apresentar seus apps por meio de uma webconferência. O resultado final será divulgado até 10 de dezembro.

As melhores equipes serão premiadas com medalhas de ouro, prata, bronze, além de certificados de menção honrosa. Os grupos também terão suporte para registro oficial dos aplicativos.

Segundo a professora Erli, os projetos dos estudantes devem ter como foco o desenvolvimento sustentável, propondo uma solução para um problema ambiental. “A gente acredita que os aplicativos terão aplicabilidade nesta área do desenvolvimento sustentável. E também irão colaborar para que se desenvolva o espírito de inovação entre os estudantes”, afirma a educadora.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]