Tecnologia para produtores rurais é destaque na Expofred 2016

A Expofred é um tradicional palco para a apresentação de novas tecnologias. Neste ano as duas principais fontes geradoras da renda para os produtores rurais da região, a suinocultura e a bovinocultura de leite, serão contempladas com um circuito com unidades demonstrativas e didáticas, contemplado todas as etapas de produção.  A Via Tecnológica da Suinocultura, a novidade desta edição da feira, e a “Via Tecnológica do Leite”, que está na sua segunda edição, oportunizará aos produtores conhecer o que há de mais moderno na produção de suíno e de leite, ajudando a capacitar e qualificar os profissionais ligados aos dois setores.

  Para sediar a Via Tecnológica da Suinocultura está sendo construído um pavilhão que oferecerá a estrutura adequada para receber os equipamentos e a equipe técnica que repassará o conhecimento e orientações aos produtores visitantes. De acordo com o Engenheiro Agrônomo responsável, Jeferson Vidal Figueiredo, a “Via Tecnológica do Leite” tem como finalidade “demonstrar, em uma área de aproximadamente 1000m², as principais atividades que o produtor(a) desempenha em sua propriedade”. Nomeado de “Caminho do Leite”, a mostra contemplará sete etapas:

Criação de terneira – Irá demonstrar como criar uma terneira do nascimento até a fase adulta. O público poderá conhecer o sistema de criação argentino, onde a terneira é criada até os seis meses em uma casinha e demais manejos necessários para a sua criação.

DSC_0239Pastagem Perenes de verão, Pastagem anuais de inverno e irrigação de pastagem – Essa área visa mostrar a importância das pastagens na propriedade. Os visitantes irão aprender a fazer o planejamento forrageiro, além de aprender como fazer as mudas das pastagens de Tifton 85, Jiggs e Kurumin. Também haverá uma amostra de pastagem anual de inverno cultivado em 10 canteiros demonstrativos como você confere na foto abaixo:

Manejo de ordenha e qualidade do leite – Nesta etapa, os visitantes irão contemplar uma sala de ordenha e seus equipamentos, além de aprender como fazer uma boa ordenha. Após, haverá demonstração de como fazer a limpeza dos equipamentos, quais produtos devem ser usados e demais manejos para buscar um leite de qualidade. Nesta área será construído um cocho com o canzil representando o local de alimentação das vacas leiteiras e uma sala de espera com cocho de água, representando como deve ser as instalações de uma sala de ordenha.

Nutrição do rebanho leiteiro – Os visitantes irão aprender a importância de uma dieta equilibrada.

Sanidade do rebanho leiteiro – Nesta etapa, serão abordados os principais problemas de doenças enfrentados na propriedade leiteira e quais os manejos necessários para  ter um rebanho saudável.

Armazenagem de grãos e alimentos conservados (silagem e feno) – Nesta área será construído um silo secador de grãos com o objetivo de demonstrar a importância de armazenar de forma adequada os alimentos e ter reservas para épocas de escassez. Além disso, também será demonstrada a maneira correta de se construir um cocho com o canzil para a alimentação dos animais.

Reprodução e melhoramento genético – Será abordada a importância da reprodução e do melhoramento genético na propriedade leiteira. Os visitantes terão a oportunidade de aprender qual o momento certo da inseminação e manejos para evitar o retorno das vacas.

Como participar

Durante os 5 dias de feira, acontecerão palestras do “Caminho do Leite” nas dependências da Via Tecnológica do Leite. No dia 25/05, abertura da feira, será dado início ao ciclo de palestras das 14h às 15h30min, já no dia 27/05 haverá duas palestras, a primeira das 9h30min às 11h e a segunda das 14h às 15h30min.

Assessoria de Imprensa Expofred

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]