Sob ameaça de colapso, RS registrou na 6ª menor índice de isolamento da pandemia

O Comitê de Dados sobre a covid-19 do governo do Estado divulgou nesta terça-feira,22, que o Rio Grande do Sul registrou na última sexta-feira, 19, o menor índice de isolamento social desde o início da pandemia, com apenas 28,8% da população permanecendo isolada.

O índice de isolamento social é medido a partir de dados de localização de telefones celulares e calculado para o governo pelo empresa In Loco. Segundo o Comitê de Dados, a empresa calcula uma taxa de isolamento a partir de dados coletados por aplicativos parceiros em 60 milhões de dispositivos no Brasil, dos quais cerca de 1,5 milhão estão no RS.

É considerado que uma pessoa manteve o isolamento quando ela não se deslocou durante o dia para além de um polígono de 450 metros de raio do local em que passou a noite. Com base em dados da Organização Mundial de Saúde, o governo considera como necessário para frear o contágio por covid-19 um isolamento mínimo de 50%, sendo que o ideal seria de 70%.

Entre março e abril do ano passado, quando iniciou a pandemia, o índice chegou a ter uma média semanal próxima de 60% de isolamento no RS, reduzindo progressivamente até cair abaixo de 40% em junho, oscilando entre 35% e 45% de média desde então.

Na sexta-feira, dia em que foi anunciado que todo o Estado entraria em bandeira vermelha ou preta, foi registrado o menor índice diário desde o início da pandemia, 28,8%, número próximo ao registrado em dias de semana que precederam a chegada do vírus ao Rio Grande do Sul.

Já na média semanal, entre os dias 15 e 21 de fevereiro, o índice de isolamento ficou em 38,2%, com os maiores registrados nas regiões de Capão da Canoa (40,2%), Porto Alegre (40,1%) e Pelotas (40%), e os menores em Caxias do Sul (31,4%) e Santa Cruz do Sul (32,2%).

No período, o RS foi 19º no ranking nacional. Na semana anterior, entre 8 e 14 de fevereiro, tinha registrado o terceiro pior isolamento médio. No início de abril de 2020, chegou a ser o Estado com a maior média do País.

De acordo com o Comitê, o RS manteve média de isolamento próximas a 39% durante todo o mês de janeiro, com um aumento da taxa no Carnaval. Contudo, os indicadores pioraram desde então. O dia 21 registrou o segundo pior índice de isolamento para um sábado desde o início da pandemia, sendo superado apenas pelo dia 10 de outubro (35,1%), que marcou o início de um feriado prolongado e ocorreu em um momento de aparente queda nos indicadores da pandemia.

O Estado vive nesta semana uma situação dramática do ponto de vista do sistema de saúde. Em todo o Estado, a taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 87%, a maior desde o início da pandemia. Em Porto Alegre, às 16h30 desta terça (23), estava em 96,27%.

Nesta terça, o governo confirmou que foram registrados 113 novos óbitos e 6.161 novos casos no âmbito da pandemia de covid-19 no RS.

 

*Sul 21

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]