Sicredi registra a história e valoriza seus sócios-fundadores

Com a frase “uma instituição que honra sua essência e o seu passado cresce e se fortalece cada vez mais”, a presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Angelita Marisa Cadoná, abriu o evento “Café com sócios-fundadores”, realizado na quinta-feira, 9, em Rodeio Bonito.

Durante a programação, Cadoná fez uma retrospectiva da fusão das cooperativas – Credirodeio, fundada em 1981, e Credifred, criada em 1993 – constituindo em 1997, a então Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG. Depois, falou da trajetória da Cooperativa, do processo de sucessão – conduzido pelo ex-presidente Eugenio Poltronieri, presente no evento –, apresentou os indicadores econômico-financeiros do empreendimento, os programas de relacionamento, o Fundo de Desenvolvimento Regional e o planejamento de longo prazo, contemplando as aspirações estratégicas para os próximos 15 anos.

Os pioneiros se pronunciaram com discursos emocionados e de muito orgulho de terem sido os precursores da Cooperativa. A maioria falou das dificuldades de conseguir associados e de fortalecer a instituição, pelo descrédito do cooperativismo na época. Comentaram sobre a alegria de ver a evolução da Sicredi, demonstrando a satisfação de terem contribuído com o desenvolvimento do empreendimento. Um dos fundadores, Amauri Miotto, contou que a década de 80 foi um período bem difícil para o cooperativismo no Rio Grande do Sul, pois o sistema estava sem crédito. Os agricultores se sentiam abandonados, porque não tinham acesso a financiamentos e nem programas oficiais de governo.

“Dentro desta dificuldade, nasceu a ideia, através de algumas lideranças, de criar o cooperativismo de crédito na nossa região. Foi bem complicado, as pessoas não acreditavam e sabendo que íamos lidar com dinheiro era mais difícil ainda de convencê-las a se associarem. Mesmo assim, tínhamos perseverança, fomos ultrapassando as barreiras impostas. Avalio que foi uma caminhada bonita, pois é um sistema que de fato ajudou, não só ao quadro social, mas a região toda cresceu com cooperação e fez com que o Sicredi fosse uma instituição tão respeitada e a grande mola propulsora deste progresso” – explicou Miotto.

Outro fundador e associado, Armindo Luiz Perotti, também lembrou dos momentos complicados que passou no início da trajetória. “No começo, fui em uma empresa pagar uma conta e não aceitaram o cheque da Cooperativa, mesmo eu garantindo que tinha fundo. Foi bem complicado, mas tenho certeza que tudo valeu a pena. Tenho orgulho de ter ajudado neste processo, e me disponho a continuar contribuindo no que for possível e estiver ao meu alcance”, frisou Perotti.

Alguns fundadores que residem longe, mandaram mensagem, como Irvalino João Miotto, morador de Várzea Grande/MT, que foi o primeiro presidente da Credirodeio. Na sua fala, comentou sobre a importância que tem para ele acompanhar a evolução da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, relembrou como foi o começo, e demonstrou a satisfação em saber do grande porte que a Cooperativa alcançou, do que faz e entrega à sociedade.

“Foi um momento especial, e estamos muito felizes em saber o quanto estes sócios-fundadores também se sentiram valorizados e o quanto acreditam nesta instituição que criaram. Eles contribuíram e muito com a disseminação deste cooperativismo sério e empreendedor que transforma realidades”, comentou Cadoná.

 

A realização do evento

A inspiração de promover o momento com os sócios-fundadores nos 10 primeiros dias da nova gestão estratégica da cooperativa foi um gesto de reconhecimento, de valorização e de responsabilidade com a essência do Sicredi.

“Foi uma oportunidade de demonstrarmos o respeito com estes precursores e com os ex-dirigentes, tratando-os como mentores da nossa gestão. Isso simboliza todo o trabalho que queremos fazer. Vamos continuar fortemente com esta valorização da nossa essência, demonstrando aos nossos associados e aos nossos colaboradores, esses valores de família, que aprendemos com os nossos pais e avós, que precisamos preservar também dentro da instituição cooperativa”, finaliza a presidente.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]