Sicredi promove habilitação aos professores do programa A União Faz a Vida

O Programa A União Faz a Vida (PUFV) está há 20 anos beneficiando crianças e adolescentes da área de atuação da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG. Em uma parceria entre as Secretarias de Educação e a Cooperativa, está presente em 12 Municípios: Rodeio Bonito, Vista Alegre, Ametista do Sul, Pinhal, Taquaruçu do Sul, Planalto, Erval Seco, Frederico Westphalen, São Carlos, Pinheirinho do Vale, Caiçara e Maravilha.  Nestas três últimas cidades, a oficialização dos termos de cooperação, ocorreu nos meses de abril e maio. Em Caiçara, aconteceu durante a assembleia de núcleo no dia 16 de abril, já em Pinheirinho do Vale, no dia 22 de maio e em Maravilha no dia 29.

A formação inicial é uma das primeiras fases do PUFV nos Municípios, momento em que os educadores participam de uma oficina conduzida pela Assessoria Pedagógica com o objetivo de entender na prática, a metodologia do Programa.

O PUFV trabalha com a metodologia de projetos, englobando o desenvolvimento de conhecimentos específicos previstos no currículo escolar. E para entender essa metodologia os educadores tiveram a oportunidade de realizar expedições investigativas, ou seja, visitaram ruas, comércios, praças, depois criaram um mapa do espaço que visitaram, e a partir de suas curiosidades, e com base no currículo, formaram um projeto para desenvolver a aprendizagem.

Atualmente mais de 70 escolas, 7.500 alunos (entre educação infantil, séries iniciais, séries finais, ensino médio), 700 educadores e 500 funcionários fazem parte do programa. São mais de R$ 410 mil investidos anualmente em projetos desenvolvidos pelas crianças e adolescentes, tendo como essência a construção, vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania.

A.I. Sicredi RS/SC/MG

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]