Servidores municipais apresentarão contraproposta de reajuste

A proposta de reajuste de salário dos servidores municipais foi analisada na noite desta quarta-feira, dia 10, em uma Assembleia Geral do Sindicato dos Servidores Municipais de Frederico Westphalen. O objetivo da assembleia foi o de melhorar a proposta apresentada pelo Executivo Municipal na última sexta-feira, dia 05, já que a data-base da categoria é neste mês de fevereiro. Realizada no plenário da Câmara de Vereadores, a reunião contou com cerca de 30 participantes, entre eles o presidente da Câmara, Lídio Signori.

A Administração apresentou duas propostas, sendo o reajuste de 8% de forma parcelada. Na proposta 1, seria recebido 3% já no mês de fevereiro, 2% em março, 1,5% em setembro e outro 1,5% em dezembro. A proposta 2 seria o de adiamento da data-base para março, sendo pago 5% em março, 1,5% em setembro e 1,5% em novembro. O magistério, conforme a lei federal do piso nacional, tem a proposta de 11,36%, sendo dividido entre fevereiro e março.

Em votação, o Sindicato decidiu, por unanimidade, na recusa das duas propostas. Segundo eles, o mínimo que esperam é o reajuste no percentual da inflação e sem parcelas. A proposta ficou muito abaixo do esperado, tendo em vista que, em assembleia em novembro de 2015, os servidores tinham chegado ao percentual de 16%. O Sindicato realizou uma consultoria particular para auxiliar a confrontar a proposta do município.

Em nova votação, os participantes escolheram a contraproposta de 10,67% de reajuste, valor da inflação, e o aumento de R$60 no cartão alimentação, ficando assim com o valor de R$150. Sendo assim, será protocolado um documento dizendo que as propostas não foram aceitas e a nova reinvindicação será apresentada a Administração.

Ivonei Fão, presidente do SindisFred, comenta o que levou a rejeição da proposta e diz que há a possibilidade de ser realizada uma greve dos servidores:

Uma nova assembleia geral foi agendada para a próxima terça-feira, dia 16, às 19 horas no Plenário da Câmara. A pauta será a deflagração de greve ou, caso o município tenha uma nova proposta, a análise da mesma.

Neste sábado, dia 13, os servidores farão uma mobilização no Largo Vitalino Cerutti, a partir das 9 horas. A mobilização será nomeada de Chimarrão Parcelado, em alusão a proposta de parcela do reajuste, e busca a união da categoria, como fala Ivonei:

Eduarda Wilhelm

 

 

 

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]