Seminário Final do PNAIC ocorreu na Escola Cardeal Roncalli

O trabalho com os professores alfabetizadores como tarefa de ampliar as discussões sobre a alfabetização na perspectiva do letramento, numa abordagem interdisciplinar, deu início na manhã desta quinta-feira, 3, no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli, de Frederico Westphalen, o Seminário Final do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, das escolas estaduais abrangidas pela 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Palmeira das Missões (Polo Frederico Westphalen).

O grupo de dança “Corpo” da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vergínio Cerutti- CIEP apresentou na abertura do Seminário a coreografia “Meio Líquido” do coreógrafo Paulo Zanchin.

A titular da 20ªCRE, Ana Possebon Perusso, abriu oficialmente o evento e falou sobre o programa e o trabalho que está sendo desenvolvido. “Esse seminário encerra o terceiro ano do Programa em que consolidamos o compromisso de alfabetizar e letrar as crianças até os oito anos de idade. Assim, reafirmamos nossa crença no potencial de nossos alfabetizadores e na força das nossas escolas públicas” disse.

Professores alfabetizadores, orientadores de estudos, direções, coordenações pedagógicas, palestrantes, equipe pedagógica da CRE e convidados participaram das palestras “A interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização” ministrada pelo formador, Nélio Campos, representante da UFSM, seguida pela “Ação Docente no Ciclo de Alfabetização: a motivação e a dedicação” abordada pela professora, Fabiane Zampieri, da URI/FW. As atividades seguem pela tarde com a realização de seis oficinas, culminando à noite com apresentações culturais.

O Programa

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC- é uma ação do Ministério da Educação que conta com a participação articulada do governo federal e dos governos estaduais e municipais dispostos a mobilizar esforços e recursos na valorização dos professores e escolas, na formação continuada dos professores alfabetizadores, no apoio pedagógico com materiais didáticos de alta qualidade e na implementação dos sistemas adequados de avaliação, gestão e monitoramento.

Na abrangência da 20ªCRE, o PNAIC mobilizou aproximadamente 250 professores dos 1º, 2º, 3º anos e classes multisseriadas de 72 escolas, distribuídas nos 28 municípios coordenados pelo órgão. Um total de nove orientadores de estudos esteve à frente das formações que ocorreram em dois Polos nos municípios de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen.

ASCOM 20ªCRE

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]