Seja responsável e consciente no Carnaval

No Brasil é comum ouvirmos a expressão “o ano só começa depois do carnaval”, no entanto para que o ano, ou a vida, não termine no carnaval é imprescindível que algumas atitudes conscientes e responsáveis sejam adotadas durante os dias de folia. Sabe-se que às vezes um pequeno descuido pode provocar consequências irreversíveis, pois com a emoção à flor da pele e a empolgação da festa, o corpo pode ficar facilmente exposto à contaminação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e a acidentes.

Com o slogan oficial “Deixe a camisinha entrar na festa, pois a vida continua depois do carnaval”, as integrantes da equipe do Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Frederico Westphalen, Luciane de Cristo e Cláudia Bassanello, reforçam a importância de se proteger de doenças que podem ser transmitidas durante a relação sexual.  “A dica básica de prevenção é o uso correto de preservativo em toda a relação, seja ela oral, vaginal ou anal. A relação desprotegida tem seus riscos, podendo transmitir inclusive a DST de mãe para bebê durante a gestação, parto e amamentação”, explicam elas.

Confira algumas dicas do SAE:

– Evitar o compartilhamento de agulhas e seringas, pois podem estar contaminadas

– Evitar o contato com sangue ou secreções, porque podem estar infectados

– Caso tenha mantido alguma relação desprotegida, é possível realizar o teste rápido de HIV, Hepatite B e C, e Sífilis. O teste é realizado nas Unidades Básicas de Saúde, então cada morador deve procurar a sua unidade de referência

– Importante que o homem e a mulher ao sair levem um preservativo, para evitar que aconteça uma relação desprotegida.

– E durante os dias do carnaval serão distribuídos preservativos masculinos nos locais da festa, já quem quiser preservativo feminino ou gel lubrificante deve dirigir-se ao SAE

Com o intuito de evitar acidentes e reforçar a conscientização, a equipe do SAMU de Frederico Westphalen também deixa as suas dicas. Dirceu Borba e Valnei Rubert alertam principalmente para a questão da direção alcoolizada que na maioria das vezes traz consequências desagradáveis:

“Ocorrências de coma alcóolico e brigas são bem frequentes nos dias do Carnaval. Por isso, a conscientização deve ser mais intensa, principalmente no sentido de não dirigir alcoolizado, porque além de colocar a própria vida em risco, inocentes também podem ser prejudicados”.

A equipe do Samu ainda comenta que “a bebida resume quase tudo, não só causando acidentes, mas também brigas. Por isso é importante que se vá de táxi ou van, como medida de segurança.”

Adotando as dicas dos profissionais é possível divertir-se com segurança. Lembre-se sempre que um ato imprudente ou uma ação impensada podem trazer consequências desastrosas. Se beber não dirija e se “rolar” previna-se.

ASCOM Prefeitura Municipal de FW

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]