Secretaria Municipal da Saúde realizará coleta de sangue

A Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Coordenadoria Regional de Saúde, Hospital Divina Providência e Hemocentro Regional de Palmeira das Missões, realizará dia 23 de maio, coleta de sangue no Posto Doutor Ayres Cerutti, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h. O sangue coletado na ação será destinado ao Hemocentro Regional de Palmeira das Missões, visando atender a necessidade transfusional da população da região.

A secretária municipal da Saúde, Marly Vendruscolo, destaca que a secretaria fará um forte trabalho mensal de coleta de sangue no município. “Na coleta anterior a gente teve um número excedente, para a disponibilidade que tínhamos de horário, tendo um resultado muito positivo. Todo esse trabalho de cadastramento, monitoramento, rastreamento e triagem, é um benefício muito grande para o paciente, pois ele faz uma bateria de exames prévios, ficando praticamente com sua saúde sempre em dia, além de estar fazendo um gesto que salvará muitas vidas”, comenta Marly.

Para doar é necessário estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos – menores de idade devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis. Outras exigências são: ter peso superior a 50 kg; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não estar em jejum; não fazer uso de drogas injetáveis e não ter contato com sífilis, hepatite, doença de Chagas ou AIDS. Além disso, o doador não deve ter tido relação sexual com pessoas que apresentam riscos para o sangue, podendo causar doenças transmissíveis.

Após o procedimento o doador receberá um lanche.

A.I/FW

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]