Secretaria de Saúde faz alerta sobre a vacina contra a Febre Amarela

Com os recentes casos de Febre Amarela em diversas regiões do país – principalmente na região Sudeste – a Secretaria de Municipal de Saúde faz indicações para que as pessoas tomem corretamente as vacinas contra a doença, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que também é o transmissor da dengue.

De acordo com a Enfermeira de Imunização do município, Rafaela Albarello, e a Auxiliar de enfermagem, Neli Moro Berlizi, Frederico Westphalen é uma área de recomendação de vacinas, devido a proximidade ao município de Derrubadas, que possui indicadores da doença.

Por isso, pessoas que viajarão para as atuais áreas de risco, devem se vacinar com antecedência a viagem, conforme ressalta Rafaela Albarello. “Cada organismo reage de uma maneira diferente. Por isso, as pessoas tem que se organizar e colocar o cartão em dia”, afirma, já que a dose demora de 10 a 15 dias para criar anticorpos de proteção no organismo.

 Além disso, a enfermeira também frisou que, assim conforme afirmado pelo Ministério da Saúde (https://soundcloud.com/ministeriodasaude/avanco-brasil-dobra-producao-de-vacina-contra-febre-amarela), como há doses da vacina para toda a população, a dose é única, e não fracionada. Com isso, a vacina contra a Febre Amarela é feita apenas uma vez em toda a vida.

Contraindicações

Crianças de até 9 meses, gestantes não devem tomar a vacina, enquanto  idosos acima de 60 anos devem ter atestado médico certificando que estão em bom estado de saúde. No entanto, a recomendação é que qualquer pessoa esteja em bom estado de saúde, já que a pessoa pode ter uma reação e desenvolver a doença.

Dias de vacina

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza para a população as vacinas de febre amarela, entretanto, a vacina é realizada às quintas-feiras, na parte da manhã, já que um frasco da vacina pode permanecer aberto por até 6 horas. Em Frederico Westphalen não houve nenhum caso de febre amarela, porém, a atenção deve ser redobrada quanto a prevenção da doença.

ASCOM – Prefeitura Frederico Westphalen
Foto: Divulgação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]