Secretaria da saúde informa a população sobre a vacinação contra poliomielite

A Secretaria da Saúde de Frederico Westphalen informa que, devido ao estado de calamidade decorrente das enchentes, o Rio Grande do Sul não aderiu à campanha vacinal de prevenção à poliomielite.Em razão disso, não estão sendo aplicadas doses adicionais da vacina nas crianças, como ocorria nos anos anteriores.

Apenas para as crianças que necessitam fazer a vacinação de rotina, os imunizantes estão disponíveis na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central durante o ano todo,  como parte do calendário nacional de vacinação.

A imunização ocorre aos 2, 4 e 6 meses, com vacina injetável, e um reforço aos 15 meses e 4 anos, com a vacina oral, a gotinha. A vacina é a única forma de prevenir a poliomielite, doença contagiosa aguda causada por vírus que, em casos graves, pode provocar a paralisia infantil.

Para crianças que precisam fazer a vacinaçaõ de rotina, o imunizante contra a poliomielite está disponível na UBS Central, localizada na Rua Vinte e Um de Abril, 152. A vacinação acontece durante a manhã, das 07h30 às 11h30, e à tarde, das 13h às 17h.

Sobre a doença
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada por vírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes. Essa doença pode causar sequelas e, em casos graves, provocar paralisia nos membros inferiores.

A vacina é a única forma de prevenir a paralisia infantil. Desde 2016, o esquema vacinal de prevenção à Poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha). A mudança está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio.

Onde se vacinar
Local: Unidade Básica de Saúde (UBS) Central (Postão), Rua Vinte e Um de Abril, 152.
Horário: Durante a manhã, das 07h30 às 11h30min, e à tarde, das 13h às 17h.
Público-alvo: crianças de 0 a 5 anos de idade, que necessitem fazer a vacina como parte do calendário (não está sendo aplicada dose extra)

Notícia atualizada às 10h52min do dia 17/6

Comentar