Secretaria da Saúde envia as vacinas da Oxford para os municípios do Rio Grande do Sul

As vacinas contra a Covid-19 foram distribuídas na manhã desta segunda-feira aos municípios do Rio Grande do Sul. As 116 mil doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca, foram enviadas para todas as Coordenadorias Regionais de Saúde do Estado. O movimento começou cedo na Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), na avenida Ipiranga, na zona Leste de Porto Alegre. O órgão é vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (SES). A carga foi importada da Índia e recebida no domingo pela Secretaria Estadual da Saúde.

Das 18 coordenadorias regionais, cinco optaram por buscar as vacinas na Ceadi. As outras 13 coordenadorias optaram por receber as doses, com apoio de aviões e helicópteros da Brigada Militar e da Polícia Civil. 

Por volta das 7h, uma viatura da Brigada Militar estava à frente da Ceadi para realizar a segurança da instituição. Profissionais das coordenadorias de saúde de Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Osório e Lajeado estiveram no local para retirar as doses. As doses da imunização também foram recebidas pelas coordenadorias de Erechim, Santo Ângelo, Palmeira das Missões, Caxias do Sul, Pelotas, Bagé e Santa Maria. 

A Secretaria Estadual da Saúde informou que as coordenadorias ficaram responsáveis pela separação das doses que serão enviadas para cada município. A previsão é de que trabalhadores de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus comecem a ser vacinados a partir de hoje.

Com o número bastante reduzido de doses disponíveis no Brasil neste primeiro momento da fase 1 do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, a prioridade para receber a imunização é dos profissionais da saúde que atuam no atendimento de pacientes com Covid-19, idosos que vivem em lares de longa permanência, indígenas e quilombolas. Ainda não há vacinação aberta em postos de saúde para demais pessoas.

O Rio Grande do Sul possui agora 511,2 mil doses da vacina contra a Covid-19. São 116 mil doses desenvolvidas pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca somadas às 395,2 mil unidades da Coronavac – somando as 53,4 mil doses que chegaram no final da manhã de ontem ao Estado. O Ministério da Saúde informou que está trabalhando em todas as frentes para que haja o cumprimento do Plano Nacional de Vacinação Contra a Covid- 19.

Mesmo com a autonomia de estados e municípios na distribuição e aplicação das vacinas, a pasta, em uma gestão tripartite, alerta para a necessidade de se seguirem as orientações coordenadas pelo Ministério da Saúde, que prevê ciclos de vacinação de acordo com os grupos prioritários definidos em estudos populacionais com a comunidade científica.

 

*Correio do  Povo 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]