A Secretaria da Saúde de Frederico Westphalen informa que, devido ao estado de calamidade decorrente das enchentes, o Rio Grande do Sul não aderiu à campanha vacinal de prevenção à poliomielite.Em razão disso, não estão sendo aplicadas doses adicionais da vacina nas crianças, como ocorria nos anos anteriores.
Apenas para as crianças que necessitam fazer a vacinação de rotina, os imunizantes estão disponíveis na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central durante o ano todo, como parte do calendário nacional de vacinação.
A imunização ocorre aos 2, 4 e 6 meses, com vacina injetável, e um reforço aos 15 meses e 4 anos, com a vacina oral, a gotinha. A vacina é a única forma de prevenir a poliomielite, doença contagiosa aguda causada por vírus que, em casos graves, pode provocar a paralisia infantil.
Para crianças que precisam fazer a vacinaçaõ de rotina, o imunizante contra a poliomielite está disponível na UBS Central, localizada na Rua Vinte e Um de Abril, 152. A vacinação acontece durante a manhã, das 07h30 às 11h30, e à tarde, das 13h às 17h.