Sala do Empreendedor comemora 1 ano em Frederico Westphalen

Um ambiente criado com o objetivo de fornecer informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, de forma simples e facilitada. Assim, surgiu em setembro de 2018, a Sala do Empreendedor em Frederico Westphalen. O espaço que integra a Junta Digital e as Secretarias Municipais da Fazenda e Indústria, Comércio e Turismo comemorou um ano de funcionamento nesta segunda-feira, 16, onde estiveram presentes autoridades municipais além de representantes de instituições parceiras.

Durante o evento, foram apresentados dados referentes aos doze meses de atuação, onde mais 12 mil atendimentos foram prestados aos empreendedores e microempreendedores individuais (MEI) e mais de 500 empresas foram abertas. Também foi realizado um trabalho voltado às pessoas que atuavam informalmente, através de mutirões de regularização.

Além dos recursos de formalização de MEIs, emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e elaboração da Declaração de Faturamento, a Sala do Empreendedor reduziu de 66 dias o tempo médio de emissão de Alvarás para mais de 90% emitidos em até 48 horas. Frederico Westphalen também foi o primeiro município do interior do Estado a contar com a unidade da Junta Comercial 100% Digital, o que agilizou o processo de abertura e legalização de empresas e também rendeu ao prefeito José Alberto Panosso, em 2018, o prêmio Sebrae Prefeito Inovador. 

As atividades da Sala do Empreendedor também focam no aperfeiçoamento dos empresários frederiquenses, por isso, durante o ano, foram realizadas diversas ações que impactaram mais de 8.400 mil pessoas através de cursos, palestras e eventos.

Além disso, através da Sala do Empreendedor é ofertado crédito financeiro com juros zero, por meio do programa Pró-empresa/Pró-empreendedor, com o intuito de incentivar o crescimento de MEI’s e Microempresas. Até o momento, 16 empreendedores do município já foram beneficiados pelo programa desde maio de 2019 e, no total, foram disponibilizados mais de  R$ 120 mil.

O prefeito José Alberto Panosso comemorou o balanço positivo. “A Sala do Empreendedor completou um ano fazendo a diferença para quem quer empreender. O nosso objetivo é oferecer ferramentas para que os empresários do nosso município possam crescer com segurança”, frisou. 

Em sua fala, a secretária municipal da Fazenda, Simone Duarti, destacou o trabalho voltado às compras governamentais. “Neste período, também implantamos a cartilha de Compras Governamentais, com o objetivo de ensinar os empreendedores de FW a vender à Prefeitura. E felizmente, hoje podemos dizer que houve um aumento em 46% nas compras de produtos e serviços do nosso município e isto é muito gratificante”. 

Já o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Alessandro Molossi, frisou os planos futuros. “Queremos dar seguimento ao trabalho que já está sendo realizado, com foco na inovação e excelência nos processos para que possamos prestar ótimo atendimento”.

Pesquisa de satisfação comprova eficácia na prestação dos serviços
Entre o meses de novembro de 2018 e junho de 2019 uma pesquisa foi aplicada, de forma online e impressa, buscando analisar o nível de satisfação dos usuários da Sala do Empreendedor. Foram avaliados pontos como o atendimento, o retorno das solicitações, o tempo de espera e a organização do espaço. Quanto a avaliação do atendimento dos agentes de Desenvolvimento e o retorno das solicitações encaminhadas, 89% do público classificou como ótimo. O tempo de espera também teve um retorno positivo, com 89% da avaliação classificada como ótima ou boa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Frederico Westphalen

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]