Saiba como denunciar fake news em posts do Facebook

As notícias falsas vem ganhando cada vez mais espaço na time line das redes sociais e são compartilhadas milhares de vezes por pessoas que, muitas vezes, não sabem identificar uma fake news. Buscando diminuir o número de informações inverídicas, o Facebook disponibiliza um botão próprio para a denúncia do conteúdo. 

O Facebook permite indicar uma postagem de fake news, seja pelo compartilhamento de um amigo ou de outra pessoa na plataforma. O recurso fica “escondido” na opção para feedback de posts e é mais uma iniciativa da rede social para evitar o crescente número de boatos espalhados na web. O serviço preserva a identidade do autor da denúncia e sugere que a amizade com a pessoa que publicou a mentira seja desfeita ou bloqueada. Em sua maioria, as fake news são utilizadas para difamar a imagem de pessoas, disseminar discursos de ódio e falsas denúncias sobre políticos, principalmente, durante as Eleições.

Veja os passos para denunciar uma fake news: 

Passo 1 –  Acesse o Facebook e clique no link de três pontos no canto superior direito da postagem a ser denunciada como fake news: 

Passo 2 – Clique na opção “Dar feedback sobre esta publicação”:

Passo 3 – Selecione a opção “Notícia falsa” e clique no botão “Enviar”: 

Passo 4 – O Facebook vai mostrar sugestões para deixar de ver novos posts da pessoa. No entanto, isso só é possível por meio de outros procedimentos. Por fim, para finalizar a denúncia de notícia falsa, toque no botão “Concluir”:

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]