Saiba a diferença entre farmácia básica municipal e Estadual

Há dois tipos de farmácias populares em Frederico Westphalen, a farmácia básica do município e a farmácia básica do Estado. Como o próprio nome diz, o município tem a obrigação de disponibilizar remédios para a farmácia básica do município, enquanto que, é responsabilidade do governo estadual fornecer a medicação necessária para abastecer as farmácias básicas do Estado. No entanto, há diferenças também na própria medicação que cada tipo de farmácia recebe.

  Ao todo, o município é responsável por 125 itens e, de acordo com a Secretária da Saúde em Exercício, Mariana de Fátima Guglielmin, e a farmacêutica do principal posto de saúde de FW, Camila Dalan, os principais tipos de medicamentos que podem ser encontrados nos postos de saúde são: os controlados, os de uso contínuo e os de consulta básica (xaropes, remédios para dor, remédios para febre). 

Já a medicação que fica a cargo das farmácias básicas do Estado é, principalmente, remédios voltados para a pressão arterial. No entanto, com o fechamento da sede da farmácia popular do município, há outras maneiras de encontrar este tipo de medicação. Várias farmácias do município passaram a ser conveniadas e, com isso, mantiveram a mesma metodologia de entrega dos remédios. Desta forma, as pessoas que precisam do medicamento que é responsabilidade do Estado, devem comparecer às farmácias que possuem o símbolo da Farmácia Popular e para a retirada do remédio, é necessário que seja a pessoa para qual foi prescrita a receita. Caso a pessoa não possa comparecer, quem retirar o medicamento deverá portar em mãos uma procuração que concede autorização para a retirada.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Frederico Westphalen 

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]