O Serviço de Atendimento Especializado em HIV/Aids e Hepatites Virais (SAE) de Frederico Westphalen e a Secretaria Municipal de Saúde estão realizando uma campanha preventiva. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Luta contra Aids, marcado no dia 1º de dezembro.
Durante a ação, que iniciou no dia 25 de novembro e se estende até 5 de dezembro, a equipe do SAE está realizando teste rápido para HIV (vírus da imunodeficiência humana. causador da Aids) e distribuindo materiais informativos e preservativos nas Unidades Básicas de Saúde de FW, pelo turno da manhã.
A coordenadora do SAE, Luciani de Cristo, destaca a importância da campanha. ”O Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro com maior incidência de casos de Aids e Frederico Westphalen está entre os municípios prioritários no combate ao HIV. Então, trabalhamos para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, destaca.
Confira o calendário de ações:
Dia 2 de dezembro: Unidade Básica de Saúde do bairro Primavera e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps);
Dia 3 de dezembro: UBS Dr. Ayres Cerutti;
Dia 4 de dezembro: Posto Central de Saúde;
Dia 5 de dezembro: Posto Central de Saúde e, pela manhã, na UBS Dr. Ayres Cerutti.
Entenda a data:
O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de conscientizar a população sobre a Aids, uma das doenças que mais mata no mundo. Não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV sofrem na sociedade por causa da doença.