Sábado é dia “D” da Campanha de Vacinação

As campanhas de vacinação infantil contra a poliomelite e contra o sarampo terão neste sábado (22) mais um Dia D, data quando os cerca de 1,8 mil postos de vacinação pelo Estado abrem extraordinariamente. Iniciada no último dia 8 deste mês, as campanhas já distribuíram mais de 560 mil doses das duas vacinas, o que representa cerca de 50% de cobertura. A meta é alcançar 95% ao término das campanhas, na próxima sexta-feira (28).

Em Frederico Westphalen as vacinas seguem sendo realizadas durante dos dias da campanha, nos postos do São Francisco de Paula, Jardim Primavera e Posto Central DR. Aires em frente a escola Sepé Tiaraju. A enfermeira responsável pela vacinação no Posto Central Viviane Cerutti, destaca a importância dos pais e responsáveis levarem seus filhos amanhã ate o Posto DR. Aires e neste sábado também na UBS do São Francisco de Paula.

Viviane orienta os pais que é imprescindível a apresentação da carteira de vacinação e que evitem levar os filhos no fim da tarde. Em FW mais de 60% do publico alvo da campanha já foi imunizada.

Os públicos alvos são crianças menores de 5 anos, com a campanha da pólio voltada para as maiores de 6 meses e a do sarampo para as maiores de 1 ano de idade. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) faz aos pais e responsáveis a recomendação para que levem junto a caderneta de vacinação, para que a avaliação das doses de rotina seja realizada. A secretaria também pede que os casos nos quais as crianças tenham alergia ao leite de vaca sejam informados aos profissionais de saúde.

O calendário de rotina para a vacinação contra a pólio prevê as três doses no primeiro ano de vida (aos 2, 4 e 6 meses), com o complemento de dois reforços aos 15 meses e 4 anos de idade. Já a proteção contra o sarampo dá-se através da aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), aos 12 meses, seguida da tetra viral aos 15 meses, que além das outras três doenças também previne a varicela (também conhecida como catapora).

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]