RS tem os maiores índices de Aids do Brasil

Números divulgados nesta segunda-feira  pelo Ministério da Saúde confirmaram pelo oitavo ano consecutivo o Rio Grande do Sul como o Estado com os maiores índices de aids no país. São 41,3 novos casos para cada 100 mil habitantes, mais do que o dobro da taxa nacional (20,4).

Frente a esse panorama e para marcar o 1º de dezembro – Dia Mundial de Luta contra Aids – a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul lança nesta semana uma campanha para incentivar o teste de HIV e frear o crescimento da doença entre os gaúchos.

Em números absolutos, houve uma ligeira queda nos índices de 2012, quando foram registrados 4.517 novos casos, para 2013, que teve a 4.443 notificações. Entre as cidades, Porto Alegre lidera o ranking nacional, com uma incidência de 96,2 casos por 100 mil habitantes. No Estado, seguem a Capital os municípios de Cruz Alta (83,7), Rio Grande (72,4), Alvorada (66,3), São Leopoldo (60,3) e Canoas (58,5).

Em FW a Secretaria Municipal da Saúde realizou testes rápidos de HIV e sífilis, no Largo Vitalino Cerutti, até às 17h de ontem. Como o nome já diz, o teste é feito rapidamente e o resultado sai em questão de minutos, também foram distribuídos kits de prevenção, fornecidos pelo Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e Hepatites Virais (SAE).

Por ser o Estado com maior incidência de Aids do Brasil, é importante salientar que durante todo o ano é possível fazer esse testes no Posto Central, incluindo também o teste de hepatite B e C.  Visando a prevenção de doenças como essas, preservativos são disponibilizados nas unidades básicas de saúde do município, gratuitamente.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]