RS é o maior exportador de calçados do Brasil

O Rio Grande do Sul se manteve como maior estado exportador de calçados em 2014. As fábricas gaúchas contabilizaram 17,96 milhões de pares enviadas para fora do país, o que representou o valor de 387 milhões de dólares. Em segundo lugar, aparece o estado do Ceará, com movimento de 314 milhões de dólares. No Brasil, no entanto, os números não foram tão positivos no último ano.

Apesar de ter exportado mais pares que em 2013, o valor dos calçados foi menor, com variação negativa de 7,5%. De acordo com o presidente-executivo da Associação Brasileira de Calçados Heitor Klein, a recuperação do programa Reintegra e a alta do dólar explicam o aumento de quantidade com valor inferior.

Conforme Klein, a expectativa para 2015 é de crescimento, tanto no número de pares quanto para o valor em dólares. Os principais compradores dos calçados brasileiros são os Estados Unidos, a Argentina, a França e o Paraguai. Entre os estados exportadores, São Paulo praticamente manteve o mesmo resultado do ano anterior, com 144 milhões de dólares.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]