Reunião inicial trata da construção do Plano de Desenvolvimento Municipal

Pensar um Plano de Desenvolvimento para Frederico Westphalen foi o principal objetivo do encontro que reuniu mais de 70 pessoas no salão nobre da ACIFW, na noite desta segunda-feira, 16. A reunião é parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas através da iniciativa da ACIFW, com foco inicial na proposta de realização de um consenso político no município. Estiveram presentes representantes de diversas entidades, associações, instituições, universidades, além de representantes do poder executivo e de partidos políticos.

A abertura do encontro foi realizada pela vice-presidente da ACIFW, Patricia Cerutti, que apresentou as ações que já foram realizadas e que levaram à organização da primeira reunião de trabalho com foco no Plano de Desenvolvimento municipal, ferramenta importante para colaborar com a gestão pública, independentemente de haver ou não uma eleição por consenso. “Enfatizo que a ideia é de um processo aberto, que receberá contribuições o tempo todo, aproveitando as boas ideias e os projetos desta e outras gestões, das entidades, instituições e demais pessoas que queiram colaborar”, destaca Patricia.

Na sequência, os diretores de planejamento da ACIFW,  Igor Senger e Ezequiel Albarello, explicaram aos presentes a importância da construção de um Plano de Desenvolvimento defendido pela cientista social e política, Elis Radmann, em palestra realizada em setembro. Igor destacou a necessidade de identificar o que a comunidade quer para Frederico Westphalen, além de um diagnóstico para o município. Para a dinâmica proposta, os participantes foram divididos em pequenos grupos e organizados de forma aleatória.

Ezequiel trabalhou com os grupos a importância da identidade organizacional, com a definição de missão e visão, e a análise swot, ferramenta que possibilita diagnosticar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Cada grupo teve a tarefa de definir uma missão e visão para o município e os principais tópicos de cada um dos pontos. Para colaborar com a dinâmica, foram apresentadas 8 sugestões de eixos estratégicos para serem trabalhados pelos grupos: 1. Transparência, eficiência e modernização da máquina pública; 2. Desenvolvimento e inclusão social; 3. Educação e conhecimento; 4. Saúde; 5. Infraestrutura e desenvolvimento urbano e rural; 6. Desenvolvimento econômico; 7. Meio ambiente; 8. Administração popular cidadã.

Todos os resultados obtidos nesta análise qualitativa serão compilados e incorporados aos dados estatísticos já levantados através de índices do IBGE, CODEMAU, Firjan, dentre outros. O material será organizado e revisto no dia 13 de janeiro, na próxima reunião de trabalho, que acontecerá na sede da ACIFW. Todos os participantes estão convidados, incluindo as demais entidades e instituições que não puderam se fazer presente e desejam colaborar com o Plano.

O presidente da ACIFW, Ramir Severiano, encerrou o encontro destacando a importância da definição conjunta de um propósito e a continuidade da elaboração das ideias geradas durante a noite e que serão encaminhadas nos próximos dias. “Esse encontro é histórico, porque mostra que a comunidade deseja que o município se desenvolva cada vez mais e que podemos buscar um propósito para Frederico”, enfatizou Ramir.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]