Reunião debate consenso político em FW

Proposta pela ACI/FW, uma reunião foi realizada na quinta-feira, dia 21, no auditório da URI/FW, para debater a possibilidade da realização de um consenso político nas eleições de 2020. Com o título “Consenso: diálogos e perspectivas”, o evento teve como objetivo esclarecer o processo e a metodologia do projeto consenso, apresentando a possibilidade da criação de um Plano Estratégico de Desenvolvimento para Frederico Westphalen.

A reunião começou com uma fala do presidente da entidade, Ramir Severiano, que apresentou uma linha do tempo com as ações que deram início à ideia de consenso, até a presente reunião:

  1. Visualização de um desafio político para o desenvolvimento do município, por parte do Comitê de Governança de FW, constituído por uma tríplice hélice formada pelo poder público, iniciativa privada e universidades;
  2. Reunião com representantes dos partidos políticos na ACIFW para esclarecer a iniciativa;
  3. Palestra com a cientista social e política Elis Radmann, que explicou o processo do consenso;
  4. Manifestação dos partidos políticos através de cartas, em que a maioria manifestou-se favorável ao consenso;
  5. Carta manifesto a favor do consenso assinada pelos Empresários Destaque 2019 e lida no evento Empresas e Empresários do Ano 2019;
  6. Reunião para o esclarecimento do processo e metodologia com convite para mais de 100 entidades e instituições do município.

Na sequência da explanação sobre as ações e objetivo da reunião, os diretores de planejamento da ACIFW, Prof. Dr. Igor Senger e Prof. Dr. Ezequiel Albarello, explicaram a todos os presentes de que forma acontece o processo do consenso, quais são as etapas e metodologias que devem ser empregadas para a criação de um Plano de Desenvolvimento para o município.

Inicialmente, o diretor Igor Senger expôs a necessidade da definição conjunta de um propósito, através da construção de “um planejamento social e econômico, visando crescimento unificado da cidade. Esse debate passa pela união política, empresarial e social”, conforme trouxe as informações fornecidas pela cientista política e social, Elis Radmann em evento anterior. Após, Senger explicou o significado de um consenso, que é uma forma tradicional de democracia, já que necessita de um propósito e sentimento de comunidade e um conselho consultivo que orienta e guia o propósito. Já o diretor Ezequiel, destacou a importância da definição da estratégia, que deve ser aprovada por todos e seguir um plano não só de desenvolvimento econômico e social, mas também, sustentável, inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU), por exemplo.

A reunião teve a participação, ainda, do prefeito de Pinhal, Edmilson Pedro Pelizari, que apresentou o caso da realização do consenso político no município, destacando os desafios e benefícios. Após, os presentes ouviram as manifestações dos representantes dos partidos DEM, MDB, PP, PSDB e PDT, que inscreveram-se para o pronunciamento, manifestando-se favoráveis ao consenso, com algumas ressalvas, e dispostos à contribuírem com o planejamento para o município.

Ao final do encontro, todos foram convidados a indicarem um representante até o dia 30 de novembro para a primeira reunião de trabalho, que acontecerá no dia 16 de dezembro, às 19h, na sede da ACIFW.

 

Enquete entre as entidades

Durante a reunião, as lideranças e representantes puderam manifestar sua opinião quanto ao apoio ou não ao consenso. Ao todo foram 66 respostas, sendo 65 “SIM” e 1 resposta “NÃO”.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]