Relatório aponta desigualdade global entre gêneros

Relatório de Desigualdade Global de Gênero 2015 do Fórum Econômico Mundial trata das diferenças dos gêneros desde 2006 e aponta que a desigualdade entre homem e mulher, principalmente no mercado de trabalho, ainda é grande. Foram pesquisados 145 países.

Segundo o relatório, o salário da mulher hoje é igual a do homem dez anos atrás. Ou seja, pode levar 118 anos para que as mulheres ganhem o mesmo salário do que os homens.

Desde 2006, 250 milhões de mulheres passaram a ser parte do mercado de trabalho, com carteira assinada e direitos trabalhistas. Isso porque as mulheres passaram a entrar mais na Universidade do que os homens, em pelo menos cem países.

A Suécia e Dinamarca são os países em que as mulheres tiveram mais avanços, chegando a ser maiorias em alguns cargos de chefia. Mas o maior avanço em questão de salários iguais e número de chefias ocupadas por mulheres é a Colômbia e a França.

No ranking geral de igualdade de gênero, o Brasil passou de 71ª em 2014 para 85º lugar. Já falando em igualdade salarial, o Brasil cai para o 133º lugar (de 145 países ao todo).

Áudio: Radioagência Nacional

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]