Realizada VI Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável em FW

 

A Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, em parceria com o curso de nutrição da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/FW e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, realizou a VI Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, de Frederico Westphalen. O evento ocorreu no dia 25 de setembro, nas dependências da URI/FW.

A conferência teve como objetivo debater o tema “Segurança alimentar: pela vida saudável e contra a fome e a miséria”, e propor políticas públicas para a promoção do Direito Humano à alimentação adequada e saudável e a superação da fome e da miséria no Rio Grande do Sul.

Para isso, os debates conduzidos pelo curso de Nutrição da URI, foram divididos em quatro eixos: acesso, abastecimento e produção de alimentos, qualidade dos alimentos, educação alimentar e sistema de segurança alimentar e nutricional.

Dentre as propostas aprovadas estão: Conferir maior apoio por parte dos gestores municipais à agricultura familiar, a produção orgânica e a utilização destes na merenda escolar; fiscalização contundente e sistemática aos alimentos disponibilizados em mercados e feiras; solicitar mais profissionais para atuação no município, na área de saúde e educação; contratar profissionais para acompanhar, fiscalizar de forma intensificada os programas como o Bolsa Família, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre outros.

A coordenadora do curso de nutrição, Fabia Benetti, comentou a importância do debate. “Através de ações, como a conferência, formamos uma rede colaborativa com entidades de classes, agricultores, representantes do município e a comunidade em geral podendo fortalecer nossa luta por uma alimentação saudável como direito de todo e qualquer cidadão”, frisou.

No final, após aprovação das propostas foi realizada a escolha de seis delegados que irão representar o município na VII Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, nos dias 16 e 18, em Porto Alegre.

O evento contou com a parceria da URI-FW, por meio do curso de Nutrição e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (Consea).
 
Fonte: Ascom

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]