Em entrevista na manhã desta quinta-feira, 27, na Rádio Comunitária, o Prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, confirmou a habilitação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município após a publicação no Diário Oficial da União nesta quinta.
Conforme o texto publicado, estão “habilitados os leitos da Unidade de Terapia Intensiva – UTI do Hospital Divina Providência”. Conforme o documento assinado secretário-executivo João Gabardo dos Reis, na época Ministro da Saúde Substituto, a Unidade Tipo II contará com dez leitos adultos (oito credenciados pelo Sistema Único de Saúde).
De acordo com Panosso, além do valor destinado pelo governo, a prefeitura também arcará com parte dos custos para a abertura da UTI:
.
De acordo com a diretora do Hospital Divina Providência, Roselei Enderle, o prazo para a abertura é de 60 dias:
.
Além do recurso para a abertura da UTI, Por meio da Portaria Nº 1.604, publicada ontem, 27, no Diário Oficial da União, também foi autorizada pelo Ministério da Saúde, o repasse de cerca de R$ 2 milhões ao HDP, do Fundo Nacional da Saúde para o Fundo Estadual da Saúde, valor que deve ser liberado ainda em 2019.