Protesto de indígenas bloqueia ERS-330 em Tenente Portela

Protesto realizado por indígenas na manhã desta terça-feira, 10, bloqueia completamente o tráfego de veículos no quilômetro 21 da ERS-330, na localidade de Três Soitas, Reserva Indígena do Guarita, em Tenente Portela.

Os manifestantes são contra o projeto de emenda à constituição PEC 215, que está em trâmite no Congresso Nacional. Segundo as lideranças indígenas, se forem aprovadas, as mudanças acarretarão em grandes retrocessos no que diz respeito aos direitos dos povos originários, violando direitos constitucionais e tratados internacionais.

A rodovia foi bloqueada às 7h da manhã e, inicialmente, os veículos devem ser liberados a cada duas horas, segundo os manifestantes. Pouco antes do tempo previsto para a primeira liberação, os veículos que estavam no local tiveram permissão para seguir viagem. É liberada a passagem apenas de ambulâncias, carros oficiais da saúde em casos de urgência e emergência.

Segundo os indígenas, o protesto em Tenente Portela deve encerrar às 18h. Nesta quarta-feira, dia 11, eles prometem bloquear a rodovia no setor de Estiva, em Redentora.

Sobre a PEC 215

Pelo texto, o governo federal perde a autonomia para demarcar terras indígenas, de quilombolas e Áreas de Proteção Ambiental (APAs). A lei transfere a demarcação de novas áreas, propostas pela Fundação Nacional do Índio (Funai), do Ministério da Justiça para o Congresso Nacional.

Portela Online

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]