Projeto Entulho Zero inicia nesta semana em Frederico Westphalen

O mais novo projeto da administração municipal de Frederico Westphalen será iniciado nesta terça-feira, 15. O “Entulho Zero”, iniciativa em conjunto das secretarias de obras e meio ambiente, foi planejada para melhorar a coleta de entulho nas ruas do município.

Para isso, foi estabelecido um cronograma para o ano inteiro, que dividiu a cidade em quatro cores: amarelo, azul, verde e laranja. São estas cores que serão seguidas durante o cronograma de recolhimento:

LARANJA – Bairros Barrilense, Barril, São Francisco de Paula, Distrito Industrial, Santo Inácio, São José;
AZUL – Bairros Ipiranga, Panosso, Ipiranga e Jardim Primavera e São Cristóvão;
AMARELO – Bairros Aparecida, Bela Vista, Jardim Paraíso, Itapagé, Fátima e Centro;
VERDE –  a cor verde, representa a coleta nos bairros São Caetano e Santo Antônio.

A cada semana a equipe de recolhimento irá passar nos bairros indicados por suas respectivas cores. Por exemplo, entre os dias 21 e 26 de agosto, o recolhimento será feito nos bairros Panosso, Ipiranga e Jardim Primavera e São Cristóvão, cujo a cor é azul. Já na semana seguinte, a equipe irá passar no lado vermelho do mapa, e assim sucessivamente. O cronograma completo pode ser conferido abaixo.

Qual material é responsabilidade do “Entulho Zero”?

A fim de facilitar o entendimento dos cidadãos, foi estabelecido uma lista (que também pode ser conferida no fim deste texto), em que foi diferenciado o material que é de responsabilidade da equipe do “Entulho Zero”, e o que é deverá ser descartado corretamente pelo cidadão. Logo, resíduos de podas, cortes de árvores, jardinagem (devidamente ensacados) e madeira em geral (sem qualquer material metálico e devidamente ensacados). Durante a semana voltada para a cor específica, a equipe não passará no mesmo local mais de uma vez.

Qual material é responsabilidade do cidadão?

Materiais como lixo eletrônico (celulares, impressoras, tvs, geladeiras, televisores, etc.), poderão ser descartadas durante as campanhas periódicas realizadas pela prefeitura e parceiros. Já para os resíduos de construção civil e industrial, a pessoa deverá buscar empresas especializadas neste tipo de recolhimento. Por último, embalagens de óleo lubrificantes, agrotóxicos, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e pneus, também são de responsabilidade do cidadão. 

Na manhã desta terça-feira, 15, o Valmor Pavan, Secretário de Obras do município, concedeu entrevista à Rádio Comunitária e falou sobre as demandas do projeto, cronograma e execução:  

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]