Projeto de Extensão da UFSM/FW lança documentário em parceria com imigrantes venezuelanos

A Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen, por meio do projeto de extensão “Comunicação e refugiados venezuelanos no Norte do Rio Grande do Sul: a interculturalidade por meio do audiovisual”, lançará, na próxima quarta-feira, 13, o documentário “5000km: Uma jornada de esperança”.  O evento inicia a partir das 9 horas, no Cine Globo Frederico, com entrada gratuita. Para participar, é necessário preencher o formulário  disponível no link: www.bit.ly/2PNq6aT.

O documentário, desenvolvido ao longo de 2019, foi baseado na situação atual do fluxo migratório no mundo, que se depara com a realidade de uma crise humanitária na Venezuela, reconhecida pela ONU em 2018. Conforme os dados da Plataforma Regional de Coordenação Interagências de 2019, até cinco de outubro somaram 4.486.860 venezuelanos fora de casa – imigrantes, refugiados e requerentes de asilo em outros países –, no Brasil, até 31 de agosto, 212.441 estão em situação de refúgio ou como imigrantes, e entre abril de 2018 a julho de 2019, 12.048 venezuelanos foram realocados para outras cidades brasileiras por meio do programa de interiorização. O destino de algumas dessas pessoas? Município de Chapada (RS), noroeste gaúcho, que se voluntariou em 2018 para receber 52 refugiados venezuelanos.

O filme foi realizado em parceria com os imigrantes e, além de oficinas teórico-práticas de audiovisual e documentário, eles também foram responsáveis pela construção de um roteiro definido a partir de suas necessidades, sendo mais tarde captado pela equipe do projeto. No dia 13, após a exibição do documentário, haverá uma mesa debate sobre o documentário e a questão dos fluxos migratórios. O evento integra o II Fórum de Direitos Humanos da UFSM. Apoiadores do projeto: Observatório de Direitos Humanos da UFSM; CRAS – Chapada/RS; Cine Globo Frederico; Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM). Confira o teaser: https://www.youtube.com/watch?v=zX7k2kY50Z4.   

Mais informações sobre o evento e projeto: pelo e-mail doc.refugiadosrs@gmail.com ou pelo telefone (55) 3744-0600 ramal 660.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]