Projeto da CUFA/FW realiza reformas em casas de famílias em vulnerabilidade social

A qualidade de vida de uma população, sem dúvidas, depende também do conforto e boas condições de sua residência. Ter uma casa aconchegante, que resista aos ventos do inverno, as chuvas e outros fatores é essencial. O ideal seria que todos tivessem condições financeiras de se manter em um ambiente salubre, que atenda a necessidades básicas dos moradores, entretanto, a reforma ou manutenção de um imóvel torna-se distante quando fala-se de matéria prima e mão de obra capacitada.

13173026_613233925496938_8173138745743152054_oPensando nessa demanda, surge o projeto “Morada Melhor”. Após atuar em diversos segmentos, a Central Única das Favelas de Frederico Westphalen (CUFA/FW) propõe ações na área da habitação, onde alia-se a construtora Marcos Lima, apoiadora, que disponibilizará os materiais necessários para as demandas mais urgentes, além da capacitação. A mão de obra fica por conta dos próprios moradores. Como agregar aliados é uma das principais características da ONG, as atividades terão prosseguimento também com patrocínio institucional de Arbaza Alimentos.

Após um levantamento feito por membros da CUFA/FW, em janeiro deste ano, foram selecionadas 12 casas para que o projeto piloto fosse aplicado, essas, localizadas no bairro São José, na Pedreira e no Jardim Primavera. As primeiras reformas já estão em andamento. Janete Melo da Costa, moradora há 10 anos do São José, foi beneficiada e comenta como utilizará os materiais: “vai ajudar bastante sim. Tem muita goteira lá em casa, principalmente no quarto das crianças” comenta. A fim de remodelar a fachada de sua residência, José Everton da Silva, morador do Jardim Primavera, comenta que as tintas que recebeu chegaram em momento oportuno: “a tinta é fundamental. Vai dar uma diferença, um destaque para nossa casa. Veio na hora exata, no momento certo” conclui.
O coordenador da CUFA/FW, Junior Torres, destaca a articulação formada e envolvida no desenvolvimento do projeto: “o desafio está em conectar empresas com a comunidade e fazer com que os moradores sejam os protagonistas na transformação de suas vidas”.

13116256_613233782163619_2030555274178704967_oAté o final do “Morada Melhor” serão reformadas 50 casas nas localidades atendidas pela organização. Seguimos somando aliados, proporcionando qualidade de vida e construindo novas perspectivas de um futuro melhor. Pela comunidade, somos CUFA!

O projeto “Morada Melhor” é uma realização da CUFA/FW com o apoio do Marcos Lima e conta com o patrocínio institucional da Arbaza Alimentos.

Assessoria de Imprensa CUFA/FW

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]