Programa Primeira Infância Melhor comemora 10 anos de atividades

A alegria estava estampada na face das integrantes do programa Primeira Infância Melhor, e o motivo foi a comemoração dos 10 anos desde o início das atividades. O momento de integração aconteceu nas dependências do Centro Profissionalizante de Integração Social (CEPIS), contou com a presença de todos os integrantes da equipe.

O objetivo principal do PIM é promover o desenvolvimento saudável da criança, desde a gestação até os seis anos de idade, conforme explica a monitora Regina Scapin. “O PIM busca estimular o desenvolvimento através do lúdico, por meio de brincadeiras, da construção de coisas que elas tenham em casa. Por exemplo, se trabalha as dimensões – pequeno, médio e grande – noções de ‘em cima, embaixo’, e se usa elementos que a família tem em casa, como por exemplo, caixinhas e panelas. A visitadora leva a atividade, demonstra pro responsável da criança, e ele desenvolve a atividade com ela”, afirma Regina.

Está comprovado que as crianças que foram atendidas pelo PIM têm um bom desempenho quando ingressam na escola. “Temos pesquisas de crianças que tiveram o PIM e hoje estão nas escolas, e as professoras relatam que elas são muito mais desenvolvidas, que o aprendizado é mais rápido, porque elas já vêm com toda essa bagagem de recortar, colar”, explica ainda Regina. Como prova disso, Lurdes Maria Burin, que é professora, e atualmente integrante do PIM, afirma que é possível ver de forma nítida na escola os resultados do trabalho desenvolvido pelo programa, pois as crianças atendidas têm maior facilidade para se integrar e realizar atividades motoras básicas. “O meu filho também foi aluno do PIM, e ele adorava quando recebia a visita domiciliar, foi muito importante no desenvolvimento dele. Ano passado solicitaram que eu acompanhasse as visitas realizadas pelo PIM, e a partir disso pude ver de forma mais nítida a grandiosidade desse programa. Antes eu apenas via o reflexo desse trabalho na escola, como professora, e agora como integrante vejo como esse trabalho é amplo e importante”, afirma Lurdes.

O PIM atende atualmente cerca de 125 famílias e 19 gestantes, e conta com 09 visitadores e 02 monitores. Elizete Buzatto, integrante do Grupo Técnico Municipal (GTM) ressalta que o atendimento realizado pelo PIM é bem completo, pois além de visar o desenvolvimento saudável em relação à cognição, também é trabalhada a questão da saúde dos pequenos. “São levadas informações preventivas quanto à saúde da criança, a carteirinha de vacinação, o aleitamento materno, enfim, trabalhamos o desenvolvimento da criança como um todo”, destaca Elizete.

Na ocasião, as participantes tiveram um momento de confraternização, onde brindaram um delicioso chá como forma de celebrar a primeira década de existência do PIM.

ASCOM Prefeitura de FW

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]