Programa Mais Médicos vai ofertar 2.290 novas vagas de medicina no país

Os novos cursos de medicina são criados dentro da estratégia do Programa Mais Médicos e vão ofertar 2.290 vagas de graduação em 36 municípios do país.

As cidades contempladas não são capitais de estado e não têm faculdade na área, a fim de contribuir com a interiorização do ensino médico. São instituições de ensino superior (IES) particulares e devem implantar o curso até 2016. Entre as instituições que receberão os cursos, estão a Fundação Regional Integrada (URI), de Erechim, e a União dos Cursos Superiores SEB Ltda (UNISEB), de Ijuí. Confira a lista completa de instituições selecionadas.

Foram três fases para selecionar as instituições contempladas. Foram selecionadas as instituições que atendiam aos pré-requisitos relativos à saúde financeira da instituição, do plano de negócios, e da capacidade econômico-financeira para ofertar curso de medicina. Em seguida, foi analisada a experiência regulatória das habilitadas por meio dos seguintes critérios: indicadores de qualidade das IES vinculadas e indicadores dos cursos da área de saúde, oferta de curso de Medicina, existência residência médica e pós-graduação stricto sensu e processos de supervisão. A fase final foi de análise e classificação das propostas, que selecionou os melhores projetos.

A avaliação das instituições foi realizada por especialistas, médicos professores de Medicina de universidades federais, integrantes da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas. Foram avaliados o projeto pedagógico, o plano de infraestrutura da instituição de educação superior, de contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do município, plano de implantação de residência médica e o de oferta de bolsas para alunos.

O resultado da seleção de instituições é preliminar, sendo que a decisão final será divulgada no final de agosto, após a fase de recursos, que podem ser apresentados entre 13 e 22 de julho.

Áudio: Web Rádio Saúde

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]