Prefeitura implanta sistema de consulta protocolo WEB para agilizar processos

Já está a disposição da Administração Municipal desde o início deste mês o sistema de consulta de protocolo web implantado na prefeitura, e que será utilizado por todas as secretarias municipais. O objetivo do novo sistema é otimizar a entrada, bem como o acesso à tramitação de processos e documentos circulantes entre secretarias, setores e servidores.

Os servidores receberam treinamento e agora o próximo passo será orientar os munícipes sobre as facilidades desta nova ferramenta, que após o treinamento, está passando por ajustes e testes visando a melhor otimização dos processos

De acordo com a Secretária da Fazenda, Simone  Duarti, a prefeitura possuía um sistema de protocolo, que não acompanhou a evolução da administração pública. “Essa inovação vem para organizar, gerenciar e localizar, de forma mais ágil e segura, todos os processos da administração pública municipal, possibilitando ao munícipe acompanhar via internet (pelo número do protocolo e documento cadastrado) o andamento das solicitações com a comodidade do acesso virtual. E quem sai ganhando é a população, que tem mais transparência e agilidade na execução dos serviços”, explicou Simone.

O novo sistema vai proporcionar um ganho em velocidade para os interessados, que poderão acompanhar o desenvolvimento dos processos via internet e, inclusive, consultar o parecer de cada setor. Esse sistema também garante muito mais transparência nos procedimentos, pois poderão ser acessadas em tempo real pelos interessados de cada processo. Para a prefeitura, o novo sistema vai garantir economia de papel e de tempo, além de resultar em um ganho de produtividade.

Ainda de acordo com a Secretária da Fazenda, a finalidade do novo sistema web é a gestão das informações a serem veiculadas por meio da internet. Além disso, o novo sistema vai de encontro com a Lei da Transparência, que visa assegurar o acesso e a gestão transparente de informações, garantindo sua disponibilidade, autenticidade e integridade.

A implantação do novo protocolo nas secretarias acontecerá de forma gradativa e a expectativa é de que até o final de julho todas elas já estejam com o novo sistema em funcionamento.

Tanto o acesso, quanto o acompanhamento do trâmite, é feito a partir de um Número Único, emitido no próprio Protocolo Geral na hora em que é feita a solicitação. Segundo o Secretário da Administração, Luiz Paulo Gomes Franken, a população ainda poderá se dirigir a sede da prefeitura, caso não possua acesso a internet. “O munícipe que não tiver acesso a internet pode se dirigir aos setores da administração municipal  e realizar os procedimentos que já está acostumado. Os servidores ainda estão habituando-se com a utilização do sistema, e aos poucos toda a tramitação de documentos será digital, dando mais celeridade e transparência aos processos”, frisou.

O Prefeito Municipal, José Alberto Panosso, informou que a agilidade na informação é um dos principais objetivo para ser adotada esta nova ferramenta.

– A consulta ao Protocolo WEB visa dar agilidade ao andamento das solicitações, que são encaminhadas de maneira automatizada para que as secretarias realizem os procedimentos necessários. Ao longo dos próximos meses os fluxogramas de cada trâmite serão ajustados às necessidades de toda a administração, contribuindo também com a redução do fluxo de papel e com a localização de toda a informação da Prefeitura, nosso objetivo é melhor atender nosso munícipe acompanhando as evoluções tecnológicas que estão a nossa disposição – afirma.

Posteriormente aos testes e ajustes esta ferramenta será disponibilizada no portal da Prefeitura para a consulta dos interessados.

ASCOM – Prefeitura Frederico Westphalen

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]