Prefeitura de FW oferece cursos profissionalizantes em parceria com o SENAC

Olhares e ouvidos atentos a tudo o que a professora fala. É assim que se encontram as 15 alunas do curso de Corte e Costura Básico oferecido pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação, por meio do CEPIS e do CRAS. O curso iniciou hoje, dia 14, com carga horária de 70 horas, e visa à qualificação profissional das participantes.

Segundo a Secretária de Assistência Social e Habitação, Daniela Chiarella, este curso é apenas mais um dentre as propostas para este ano. “A Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, está contratando o SENAC para poder proporcionar esses cursos de qualificação profissional. O curso de Corte e Costura Básico está dentro da proposta do Cartão Mais, que é o benefício que a Prefeitura dá para compra de alimentos, levando também para essas famílias a qualificação profissional, para que possam sair da situação de vulnerabilidade. Nós escolhemos o SENAC, que hoje é a empresa referência em termos de cursos de qualificação profissional. Nesse momento contratamos o curso de costureiro Básico, já tivemos o Avançado no ano passado também, e temos outras propostas para 2016 ainda”, afirma ela.

Grande parte das participantes do curso almejam poder, por meio da costura, incrementar a sua renda mensal, e assim melhorar a qualidade de vida da sua família, como é o caso da Cássia Michelli de Souza Rodrigues. “Eu pretendo trabalhar como costureira, porque vai ajudar muito na renda lá em casa, vai ser muito bom. Eu pretendo agora que terminar o curso aqui, já fazer meu currículo e largar, ou senão tentar comprar uma máquina e trabalhar em casa,” conta Cássia.

Para participar dos cursos é necessário demonstrar interesse e se inscrever juntamente ao CRAS, e aguardar  a seleção. A Assistente Social do CRAS, Elizete Buzatto, explica como funciona o processo. “A gente faz uma pré-seleção, porque o curso contratado é muito bom e tem grande procura, então a pessoa tem que ter algum conhecimento na máquina pra não perder aquela vaga. As pessoas que tem interesse e não sabem nada de costura, a gente está separando, e vamos colocar elas pra fazer um curso inicial para conhecer a máquina e depois ir pra esse curso básico”, conclui Elizete.

Todas as participantes do Curso Básico de Corte e Costura que está acontecendo agora são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família ou pelo Cartão Mais, e todo o custo referente ao curso fica a cargo do município.

ASCOM Prefeitura de FW

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]