Postos de Saúde realizam atendimento especial para o Outubro Rosa

Após a abertura da Campanha Outubro Rosa, deu-se início ao cumprimento do cronograma de atendimento especial para este mês, dedicado à prevenção da saúde da mulher.  Desta forma, no ESF III – Jardim Primavera, o atendimento é realizado todas as quartas-feiras, pela manhã, tarde (horário normal) e noite (19h às 21h30).  Nas quintas-feiras, a unidade móvel atenderá o Bairro Panosso (nos dias 08 e 22) e a Linha 21 de Abril (nos dias 15 e 29), em virtude do difícil acesso das pessoas do interior. E nas sextas-feiras, também ocorrem os exames no Posto, no horário normal de atendimento.

Nestes dias serão realizadas as coleta do exame preventivo, Papa Nicolau, apenas com agendamento prévio, em dois momentos: primeiro por meio de lâmina e encaminha pro laboratório para avaliação e alteração das células, principalmente na questão do câncer de colo uterino, e um segundo momento para ver se existem feridas ou secreções relacionadas ou não a DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Em relação ao Câncer de Mama, é feita a apalpação de mamas pra diagnosticar se há algum nódulo ou caroço, bem como a orientação quanto a maneira de fazer o autoexame, com a apalpação das mamas durante o banho. Ocorre de, durante o período menstrual, as mamas sofrerem algumas alterações, podendo ser uma glândula ou alguma questão hormonal. Porém, é importante ficar atenta caso os sintomas persistirem.

Durante o mês, em especial, também acontecem os exames de Densitometria Óssea, para verificar a densidade do osso, tentando diagnosticar de imediato a osteoporose, caso o osso esteja poroso em função da perca de cálcio, fazendo assim a reposição de cálcio, conforme indicação médica. Este exame está incluído no Outubro Rosa, pois é muito mais comum a osteoporose se desenvolver em mulheres, devido a questões hormonais e menopausa, sendo elas as principais vítimas de fraturas.

“Os exames estão sendo realizados por meio de agendamentos, realizados pelas agentes de saúde ou nos postos. Existe toda uma orientação prévia para a realização dos exames, como não ter relação sexual dois dias antes, ter um intervalo de sete à dez dias da menstruação, não estar utilizando pomadas ou fazendo qualquer outro tipo de tratamento”, comenta a Enfermeira Responsável, Léa Tomschke.

DSC_3644“Uma prevenção pra gente, contra as coisas que podem vir pela frente. Seguidamente eu faço todos os exames necessários. A gente não está livre de nada, e de repente quando se está fazendo exame acaba descobrindo algo. Então é melhor a gente se prevenir”, comenta Joana Martins.

Além disso, em parceria com a Farmácia Dermapelle, serão entregues às mulheres um kit básico de beleza, para que elas se sintam ainda mais bonitas.

ASCOM Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]