Acidentes de trânsito sem feridos devem ser registrados na Delegacia Online

Acidentes são acontecimentos imprevistos, com consequências sempre indesejáveis. Mesmo apenas com danos materiais existem alguns procedimentos que precisam ser levados em consideração. Em Frederico Westphalen, muitas pessoas após serem vítimas de acidentes de trânsito procuram entrar em contato com a Brigada Militar e, normalmente, são orientadas a realizar o Boletim de Ocorrências online. 

Em entrevista à Rádio Comunitária, o Tenente do 37º BPM, Adelar José Nierotka, falou que devido ao número reduzido de policiais que o município possui, a Brigada Militar não vem atendendo acidentes de trânsito sem feridos. Ainda de acordo com o Tenente, o registro da ocorrência deve ser feito por meio da Delegacia Online

Adelar também frisa que os policiais militares procuram prestar sempre o melhor serviço à comunidade, por isso dão prioridade as ocorrências mais graves: 

Em caso de acidentes sem vítimas, não é necessário acionar a autoridade de trânsito, mas é importante fotografar os danos, anotar as placas dos veículos envolvidos, do nome da rua e número do imóvel mais próximo ao acidente e nomes de eventuais testemunhas.

 O delegado da Polícia Civil de Frederico Westphalen, Eduardo Nardi, explicou que as ocorrências que não resultam em infrações penais devem ser registradas por meio da Delegacia Online: 

Nardi ainda explica sobre a possível elaboração do boletim de ocorrência por todos os condutores envolvidos no acidente e as diferentes versões do acontecimento: 

Um dos casos que registra grande número de acidentes de trânsito é a embriaguez ao volante e, sobre esta questão, o delegado frisa que esta atitude é crime de trânsito e o procedimento adotado é diferente: 

Uma orientação importante é tentar um acordo entre as partes envolvidas. Os condutores devem conversar e tentar se entender quanto à responsabilidade pelo acidente. Mesmo com acordo feito, é importante na sequência registrar um Boletim de Ocorrência.  O B.O. virtual também é aceito pelas seguradoras e em caso de conflitos judiciais.

Vale ressaltar que é obrigatória a retirada dos carros  envolvidos na colisão. Deixar o veículo, envolvido em acidente sem vítima, no local da batida, obstruindo a circulação, constitui como infração de trânsito. 

Delegacia Online

A Delegacia Online é um serviço prestado pela Polícia Civil de Rio Grande do Sul, disponibilizado aos cidadãos por meio de uma página na internet (www.delegaciaonline.rs.gov.br), 24 horas por dia, o que possibilita fazer o registro de ocorrências, sem a necessidade de deslocamento até uma Delegacia de Polícia. 

O sistema agiliza o atendimento às pessoas, o andamento dos inquéritos, e os processos a serem feitos. Ajuda inclusive, a diminuir o serviço burocrático e otimiza o trabalho dos servidores que passam a ter mais tempo para se dedicar ao serviço operacional. 

Confira na íntegra, a explicação do delegado Eduardo Nardi, sobre os procedimentos de utilização da ferramenta: 

Ocorrências que podem ser registradas à distância:

– Perda
– Acidente de trânsito sem feridos
– Furto
– Ofensas
– Maus-tratos contra animais
– Perturbação
– Localização
– Roubo
– Dano
– Dano causado por fenômeno da natureza
– Abigeato
– Vias de fato
– Ameaça
– Desaparecimento de pessoa
– Localização de pessoa
– Violação de domicílio

Foto: Divulgação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]