Plano de Desenvolvimento: definidas reuniões por eixos temáticos

A noite da quinta-feira, 23, foi dedicada à continuidade do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento de Frederico Westphalen. O encontro contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas, dentre representantes de entidades e instituições da cidade, gestores públicos, vereadores, lideranças empresariais e políticas, professores e profissionais das mais diversas áreas.

A reunião teve como principal objetivo apresentar o resultado do trabalho realizado em duas etapas anteriores, quando foi feito o diagnóstico e definidos os objetivos e estratégias para o desenvolvimento da cidade a partir de nove eixos estruturais.

Além da apresentação, foi aberto um espaço onde o público pode manifestar a sua opinião, esclarecer dúvidas sobre as etapas do Plano e, também, dar sugestões sobre o andamento do processo tanto de construção do Plano como do diálogo com os partidos políticos a respeito do consenso.

Nas contribuições, os participantes indicaram a importância do fortalecimento a cada dia do Plano de Desenvolvimento e destacaram a necessidade ampliar ainda mais a participação da comunidade, principalmente as entidades representativas do município. Ao fim, houve a definição dos coordenadores de cada eixos para estar à frente das reuniões que serão realizadas nas próximas semanas conforme a temática.

O Plano e o consenso
A elaboração do Plano de Desenvolvimento foi proposta para reunir a visão da comunidade sobre a gestão do município. Este documento também serve de base para a construção do consenso, uma vez que o futuro gestor deverá estar comprometido com os objetivos e estratégias proposto no documento. Caso não ocorra o consenso, será sugerido aos futuros candidatos e gestores para que sigam as estratégias determinadas no plano, pois elas refletem a opinião da comunidade e também de especialistas em cada área abrangida. Desta forma, estes dois processos são complementares e estão sendo desenvolvidos paralelamente.

Eixos temáticos: como contribuir
Entidades representativas da sociedade e a comunidade que queira contribuir para a construção do Plano de Desenvolvimento estão convidados para participar das reuniões de trabalho, que acontecerão nas salas cedidas pela ACIFW (Rua do Comércio, 1013, Centro de FW). Os eixos temáticos terão a seguinte agenda de encontros:

 

30 de janeiro (quinta-feira)

Eixo 1 – Transparência, eficiência e modernização da máquina pública
Eixo 2 – Desenvolvimento e inclusão social

06 de fevereiro (quinta-feira)

Eixo 3 – Educação e conhecimento
Eixo 4 – Saúde

13 de fevereiro (quinta-feira)

Eixo 5 – Infraestrutura e desenvolvimento urbano
Eixo 6 – Infraestrutura e desenvolvimento rural

20 de fevereiro (quinta-feira)
Eixo 7 – Desenvolvimento econômico

05 de março (quinta-feira)

Eixo 8 – Meio ambiente
Eixo 9 – Administração popular cidadã

 

*Texto: ACIFW

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]