Plano de Contingência de combate ao Aedes Aegypti é apresentado

Na manhã desta segunda-feira, dia 28, vários representantes de entidades municipais e estaduais reuniram-se no gabinete do Prefeito Roberto Felin Júnior, onde foi apresentado o Plano de Contingência de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Na ocasião foram discutidas as ações que vem sendo realizadas, com apresentação de dados, e decididas mais algumas ações. O Prefeito relatou as solicitações encaminhadas à Secretaria de Saúde do Estado, consideradas urgentes mediante a situação de endemia que o município enfrenta. São elas: necessidade de dois caminhões e uma carregadeira para o recolhimento de entulho; aumento de 50% do teto de exames realizados; e todos os exames e cuidados necessários à gestante diagnosticada com o vírus da Zika.

O Plano de Contingência definiu 07 microrregiões para facilitar o trabalho das equipes responsáveis pelo combate ao mosquito Aedes aegypti. Cada microrregião possui um enfermeiro responsável, que atua juntamente com agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. A Secretária Municipal da Saúde, Marly Vendruscolo, fala um pouco sobre as especificidades do Plano. “Os objetivos são mais específicos, já que hoje não é mais possível trabalhar só a prevenção, mas sim o enfrentamento, pois estamos enfrentando o problema aqui. O plano delimita áreas, especifica os responsáveis, algumas ações mais específicas para os casos em que já se tem notificado duas, três vezes, mas persiste a situação”, enfatiza a secretária.

Na próxima quarta-feira, dia 06, será realizada outra reunião para deliberar acerca das ações realizadas e apresentar os relatórios do que vem sendo feito.

Confira a seguir as 07 microrregiões definidas e o enfermeiro responsável por elas:

– Microrregião 1
ESF I: São Francisco de Paula
Enfermeiro responsável: Daiane Liberalesso

– Microrregião 2
ESF II: Santo Antônio
Enfermeiro responsável: Rafael Girardello Bureseska

– Microrregião 3
ESF III: Jardim Primavera
Enfermeiro responsável: Lea Elizabeth Tomschke

– Microrregião 4
ESF IV: Aparecida
Enfermeiro responsável: Susan Cristini Milani

– Microrregião 5
ESF V: Distrito Industrial
Enfermeiro Responsável: Karine Andreola

– Microrregião 6
ESF VI: Barril
Enfermeiro responsável: Tais da Rocha Giovenardi

– Microrregião 7
PACS: Programa de agente comunitário de saúde
Enfermeiro responsável: Graciele Pinheiro da Silva.

ASCOM – Prefeitura Frederico Westphalen

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]