Oposição denuncia manobra de Lira para antecipar votação da privatização dos Correios

Parlamentares de oposição ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido) foram às redes sociais para denunciar uma manobra que estaria sendo realizada pela base governista e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para antecipar a votação da privatização dos Correios.

A apreciação da urgência do PL 591/21 deve acontecer na tarde desta terça-feira (20).

O projeto em questão foi entregue por Bolsonaro em fevereiro e “autoriza que os serviços postais possam ser explorados pela iniciativa privada, inclusive os prestados hoje em regime de monopólio pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), estatal 100% pública”.

Na última quinta-feira (14), o deputado federal Hugo Motta (Republicanos/PB) apresentou um requerimento pedindo a tramitação em caráter de urgência, que deve ser votado nesta terça-feira.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto incluindo os Correios no Plano Nacional de Desestatização, antes mesmo da votação do PL.

As bancadas de PT e PSOL apresentaram Projetos de Decreto Legislativo (PDL) que visam sustar os efeitos da decisão de incluir a estatal no bojo das privatizações.

Em 2020, trabalhadores dos Correios fizeram uma greve de 35 dias e enfrentaram cortes em plena pandemia para denunciar o desmonte e as tentativas de privatização da empresa.

 

*Brasil de Fato 

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]