O direito do camponês de produzir, comer e vender alimentos saudáveis esta em debate em Seberi

Durante três dias desta semana, entre 24 e 26 de junho, estará em debate, no município de Seberi, o direito do camponês de produzir, comer e vender alimentos saudáveis. O debate fará parte do Encontro Estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e irá ocorrer na sede da comunidade da Linha Lajeado Bonito, em Seberi.

Estima-se que mais de quatrocentos agricultores de todo o estado gaúcho participarão do encontro estadual. Estarão presentes lideranças do MPA como os coordenadores Plínio Simas e Gilberto Tuhtenhagem, na quarta e quinta-feira, respectivamente, e o dirigente nacional Frei Antônio Görgen, na sexta-feira.

Marcelo Leal, da direção nacional do MPA e agrônomo da Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis do Brasil (Cooperbio), destaca que o Encontro discutirá temas internos como a organização da base social e a participação das mulheres e jovens camponeses na construção do Movimento. Além disso, pontua que o tema central do Encontro, será organizar a luta “Pelo Direito de Produzir, Comer e Vender Alimentos Saudáveis”.

Leal também falou sobre a situação atual do Brasil e o momento vivido pelos pequenos agricultores em meio a todo esse cenário.

O encontro dos camponeses gaúchos faz parte do conjunto de atividades formativas e políticas preparativas para o Congresso Nacional do MPA, que acontecerá de 12 a 16 de outubro deste ano em São Bernardo do Campo, São Paulo. O Congresso foi lançado oficialmente na última quinta-feira, 18, em um ato de lançamento no Distrito Federal e tem como tema o “Plano Camponês, Aliança Camponesa e Operária por Soberania Alimentar”.

Confira a programação:
DIA 24, terça-feira
Debate sobre a conjuntura
Início: 13h30min
Encerramento: 16h30min

DIA 25, quarta-feira
9h até 12h – Plano Camponês
13h30min até 16h30min – Comercialização de Alimentos e Legislação Sanitária
16h30min – A Organicidade do MPA
18h30min – Jornada Socialista

DIA 26, sexta-feira
9h até 11h30min – Atuação do MPA nos próximos dois anos
11h30min – Ato de encerramento

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]