Novo vazamento de amônia em Frederico Westphalen

Quatro funcionários do frigorífico da empresa JBS Foods, em Frederico Westphalen, foram encaminhados ao Hospital Divina Providência (HDP) após novo vazamento de amônia, ocorrido por volta das 16h30 desta terça-feira, 21 de julho, no setor de máquinas. De acordo com a casa de saúde, o estado de saúde das vítimas era estável por volta das 17h30, último contato feito pela reportagem do Folha.

O gerente da unidade da empresa no município, Jackson Luvizon, informou que o vazamento foi ocasionado pelo rompimento de um mecanismo de vedação de um compressor de amônia, equipamento que serve para criar refrigeração. “Consideramos um vazamento pequeno, em cerca de meia hora as atividades voltaram à normalidade. Os quatro foram encaminhados ao hospital – como sempre levamos as pessoas que são expostas -, e todos os procedimentos de segurança foram tomados, inclusive fizemos evacuação”, complementou Luvizon.

De acordo com o gerente, após o incidente anterior, no início deste ano, foi feita a troca de tubulações na unidade, que atualmente possui 980 empregados.

Vizinhos que residem nos arredores relataram que puderam sentir o cheiro. “Estava sozinha em casa. Senti o cheiro, mas foi por pouco tempo e não teve muita intensidade”, disse a moradora Leda Caovilla, de 65 anos.

Relembre

Em março deste ano, mais de 50 pessoas tiveram de receber atendimento no HDP devido a outro vazamento de amônia. Na época, o acidente foi causado por um caminhão, que ao ser manobrado, rompeu uma das tubulações.

Em nota, a empresa afirmou que não houve feridos e que 25 pessoas apresentaram mal-estar. Além disso, as causas do incidente seriam investigadas e ações preventivas iriam ser implantadas.

Sobre o gás amônia

A amônia, ou nitrogênio amoniacal, como também pode ser chamada, é um gás que, inalado, pode causar sensação de queimação, tosse, dor de garganta e falta de ar.

No caso de uma exposição um pouco mais prolongada, pode causar edema pulmonar. Em frigoríficos, o gás é utilizado para refrigeração.

Cristiane Luza/Folha do Noroeste

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]