MP deflagra a 11ª Operação Leite Compensado e a 4ª Operação Queijo Compensado no RS

O Ministério Público (MP) deflagrou na manhã desta terça-feira (5) a 11ª Operação Leite Compensado e a 4ª Operação Queijo Compensado no Rio Grande do Sul. Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão em São Pedro da Serra, no Vale do Caí, em Estrela, no Vale do Taquari, em Caxias do Sul, na Serra, e em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. O objetivo desta vez foi combater adulteração dos produtos por meio de água e amido de milho, para aumentar o volume do leite, e por meio de água oxigenada e ácido sórbico, para, respectivamente, tentar conter bactérias e fungos.

Alvos

De acordo com o Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Segurança Alimentar do MP, os cinco mandados de prisão foram cumpridos em São Pedro da Serra, distante cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre. Entre os presos, está Clóvis Marcelo Roesler, secretário do Instituto Gaúcho do Leite (IGL) e integrante do Conselho Administrativo da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil). A reportagem da Rádio Gaúcha entrou em contato com as duas entidades e aguarda por uma manifestação. Também foram presos preventivamente César Moacir Roesler, Anete Maria Roesler, Antônio Germano Royer e Selvino Dietrich.

Clóvis Roesler também é sócio-administrador da Laticínios Roesler, que fica em São Pedro da Serra. Esta indústria e a Campestre LTDA, também na cidade, foram os alvos desta nova etapa da Leite e Queijo Compensado. Os promotores Mauro Rockenbach e Alcindo Bastos também estão pedindo na Justiça a suspensão do exercício da função pública de um fiscal da prefeitura que é responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal. Outros alvos foram duas queijarias, uma em Caxias do Sul, Calábria Casa do Queijo, e outra em Novo Hamburgo, Nei Casa de Queijo. Ambas revendiam os produtos adulterados.

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]