Mirtes Teresinha Friedrich Quadro é a prenda de honra da Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha de Frederico Westphalen, que acontecerá do dia 13 a 20 de setembro, presta uma homenagem nesta edição do evento, a Sota Capataz (secretária) do CTG Rodeio da Querência, Mirtes Teresinha Friedrich Quadro, como prenda de honra do 37º Acampamento Farrapo do município.

Mirtes exerce a função de Sota Capataz há 11 anos e já participou de vários cursos tradicionalistas e organização de grandes eventos da cultura gaúcha como, por exemplo, o Encontro de Arte e Tradição (ENART).

Mirtes ressalta a importância de ser a prenda homenageada da Semana Farroupilha de Frederico Westphalen, “esta homenagem faz com que se adquira uma responsabilidade muito grande em divulgar o lado cultural da nossa semana farroupilha”.

A homenageada tem 53 anos e conta que o amor pela tradição nasceu através de seus filhos, que hoje já não participam do CTG devido aos estudos, porém foram eles os motivadores para que Mirtes continuasse nessa caminhada. Com a participação de seus filhos na invernada artística, a família se envolvia com reuniões, jantares e trabalhos culturais, aumentando assim o apreço pela cultura gaúcha.

A prenda Mirtes também destaca a importância de se abrir caminhos para que mais pessoas conheçam a cultura gaúcha, “eu acredito que deveria haver um ensino maior da cultura nas escolas. Sempre defendi que nas escolas deveria ser aprendida a cultura do seu Estado, pois cada Estado tendo uma disciplina sobre sua cultura já bastaria”.

Mirtes também desempenhou um papel importante na retomada dos festejos da semana farroupilha em Frederico Westphalen no ano de 2005, organizando programações culturais como ciclos de palestras, envolvendo escolas do município, valorizando assim a cultura gaúcha e a transmitindo as crianças.


A.I/Prefeitura

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]