Ministério Público realiza encontro para discutir criação de Rede de Apoio às Escolas

Novamente o Ministério Público reuniu diversas  entidades frederiquenses para um encontro,em que  mais uma vez , a criação de uma Rede de Apoio as Escolas (RAE) foi o centro das discussões. O encontro foi realizado no auditório da Escola Cardeal Roncali e reuniu diretores (as) das escolas da rede municipal e regional de ensino, representantes da Secretária Municipal de Educação, da Secretária de Assistência Social, além de membros do conselho tutelar do município.

A Rede de Apoio é um sistema que busca integração entre escola e entidades dos diversos poderes e instâncias. Segundo o Promotor de Justiça da Comarca de Frederico Westphalen, Rogério Fava Santos,   o intuito da reunião foi “ fortificar as escolas para o enfrentamento das vulnerabilidades que eventualmente crianças e adolescentes possam passar.”  O promotor Regional de Educação João Paulo Cardozo também participou da reunião, e destacou a importância da implantação das redes: “A rede é única e nela não há hierarquia, todos os seus componentes trabalham em prol de um bem maior.” Comentou Cardozo.

As tentativas para a formação de uma Rede de Apoio  acontecem a mais de cinco anos em Frederico, e por mais que essa seja uma determinação expressa na Constituição e no Código de Defesa da Criança e do Adolescente, muitos empecilhos fazem com que ainda hoje essa rede não atue da forma desejada, como relata o Promotor Fava Santos, que comenta mais detalhes sobre a reunião realizada:

Agora, o Ministério Público realizará reuniões individuais com as escolas do município como mais uma tentativa de criação da rede. No segundo semestre  desse ano acontecerá mais uma reunião em que haverá troca de experiências e exposição das principais problemas enfrentados pelas entidades de ensino.

 

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]