Lombadas eletrônicas: 99,94% dos motoristas gaúchos respeitam o limite de velocidade

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) divulgou as primeiras estatísticas de autuações das lombadas eletrônicas. Os equipamentos dos últimos lotes licitados entraram em operação no dia 7 de novembro. Com isso, o estado dispõe, atualmente, de 112 faixas monitoradas em 20 rodovias.

Nas primeiras duas semanas de funcionamento, os dispositivos eletrônicos registraram um fluxo de 8,9 milhões de veículos. Desse total, 5,5 mil foram autuados por excesso de velocidade, que corresponde a apenas 0,06 por cento do total de usuários que passaram pelas lombadas.

O levantamento realizado pelo Daer comprova a importância desses equipamentos para a segurança no trânsito. Segundo o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, “a prioridade é evitar que vidas se percam, inibindo um dos principais fatores que causam acidentes em nossa malha viária, que é o abuso de velocidade”.

O diretor-geral do Daer, Ricardo Nuñez, ressalta que as lombadas eletrônicas possuem caráter educativo e não são implantadas com objetivo arrecadatório ou de punição aos motoristas. “O baixo índice de autuações nos deixa satisfeitos, pois mostra que os usuários de nossas rodovias estão cada vez mais conscientes da necessidade de dirigir com prudência”, afirma.

Retomada das operações
A fiscalização por lombadas eletrônicas foi retomada em agosto deste ano, com o monitoramento de 18 faixas na ERS-239 e na ERS-155, além de outras duas na ERS-409, mediante convênio com a prefeitura de Vera Cruz.

O Daer ainda aguarda uma análise da Superintendência de Estudos e Projetos para licitar novos pontos de instalação de lombadas eletrônicas. São locais de travessia de pedestres, próximos de escolas e de outros estabelecimentos que favorecem a concentração urbana.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR AS ESTATÍSTICAS

Assessoria de Comunicação Daer

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]