Inscrições para o Encceja foram prorrogadas até o dia 25 de janeiro

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2020 foram prorrogadas até o dia 25 de janeiro. A prova será aplicada no próximo 25 de abril, no Distrito Federal e em todos os estados brasileiros.

A inscrição é gratuita, voluntária e destinada àqueles que não concluíram os ensinos fundamental e médio na idade apropriada. Para completar o ensino médio pelo Encceja é necessário ter pelo menos 15 anos. Já para pedir o diploma do ensino médio, a idade mínima é de 18 anos. 

O prazo anterior para a inscrição no Encceja 2020 era 22 de janeiro de 2021. 

Direitos 

Os resultados do Encceja possibilitam a emissão de um de dois documentos pessoais sobre educação. Para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação será permitida a emissão do Certificado de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para quem não conseguir a nota mínima exigida em todas as provas será concedida a Declaração Parcial de Proficiência.  

Inscrição

As inscrições são feitas pelo site do Encceja, ligado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O candidato deve clicar em “Inscrição 2020” e preencher os campos com o CPF e data de nascimento. Após realizar a inscrição, o candidato precisa, necessariamente, se cadastrar no portal do Governo Federal.

Perda de gratuidade  

As pessoas que faltaram a edição de 2019 e não justificaram a ausência no período estabelecido, precisam pagar uma multa de R$ 40 até 27 de janeiro. Nesses casos, a confirmação da inscrição para o Encceja 2020 ocorrerá logo após o pagamento da taxa.

 

*Brasil de Fato 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]