IFFar realiza Curso de Libras Básico

Com o propósito de divulgar e ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi realizado entre os meses de outubro e novembro o Curso de Libras Básico, na sede da ACIFW. A capacitação foi desenvolvida pela Docente de Educação Especial e Coordenadora de Ações Inclusivas do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Campus Frederico Westphalen, Graciela Fagundes Rodrigues.

As aulas aconteceram uma vez na semana com duração de 2 horas, no período de 2 de outubro a 4 de dezembro, totalizando 20 horas/aula. Concluíram o curso 15 pessoas, profissionais de diferentes âmbitos de atuação: comércio, universidade, prefeituras municipais, escolas públicas e escola privada e estudantes. Além disso, participaram do curso 3 pessoas surdas, as quais estão em processo de aquisição da Libras e o curso foi uma oportunidade para aproximá-los do acesso a sua própria língua. 

As aulas basearam-se em uma metodologia dinâmica e prática com atividades lúdicas e o incentivo a conversação em Libras. Os conteúdos desenvolvidos envolveram o seguinte vocabulário: alfabeto, números, pronomes e tempos (ontem, hoje e amanhã), calendário: dias da semana, meses do ano e verbos, etc. Segundo a docente do curso, “esse foi o primeiro Curso de Libras Básico que o IFFar/FW proporciona à comunidade externa e consideramos que ela foi muito válida. Reconhecemos o grande apoio da ACIFW para que tal ação fosse desenvolvida ao mesmo tempo que emitimos nossos agradecimentos com o desejo de propiciarmos novamente o curso em 2020”.

No próximo ano, está prevista a realização de novas turmas. Para mais informações sobre o curso, os interessados devem entrar em contato com a ACIFW através do e-mail cursos@acifw.com.br.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]