Horário de verão inicia no próximo mês

No próximo dia 15 de outubro inicia o Horário de Verão 2017 que deve se estender até dia 18 de fevereiro de 2018. O Horário de Verão consiste em adiantar o relógio em um hora durante as estações da primavera e verão, pois, os dias são mais longos que as noites.

O objetivo é diminuir o consumo de energia elétrica, fazendo com que as pessoas aproveitem mais a iluminação natural do Sol. Quando o acaba o horário de verão 2017, os relógios terão que ser atrasados,  sendo assim, quando for meia noite os ponteiros do relógio devem voltar às 23h do dia anterior.

Porquê existe o horário de verão?

O horário de verão no Brasil foi criado pela primeira vez em 1931. Entretanto, a partir de 1985 passou a ser instituído anualmente. São 10 os estados com horário de verão, abrangendo desta forma as regiões Centro Oeste, sul e sudeste.

O principal objetivo da instituição do horário de verão é a economia de energia gerada nos horários de pico, quando há uma demanda maior de consumo energético.

Isso ocorre fazendo com que nos locais onde em determinada época do ano o sol nasce antes do despertar da maior parte da população e os relógios sejam adiantados para melhor aproveitar a luz solar, ou seja, o período dos solstícios de verão onde os dias são maiores do que as noites.

No horário normal, muitas pessoas chegam em casa depois do trabalho e consomem mais energia ao mesmo tempo. Com o horário de verão, elas deixam de ligar as lâmpadas e passam a gastar menos. 

Estados que aderem ao Horário de Verão

Foto: Divulgação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]