Homenagens aos 15 anos da UFSM/FW marca sessão ordinária do Legislativo

A Câmara Municipal de Vereadores realizou, na noite dessa terça-feira, 19, durante a sessão ordinária da casa, uma homenagem aos 15 anos do campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen.

Na tribuna, o Reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, destacou o papel da Universidade como agente transformador da sociedade. “Não há outra perspectiva para o desenvolvimento do país e para nossa região, sem que isso ocorra através da educação. Nós, evidentemente entendemos as dificuldades orçamentárias e econômicas, mas precisamos também compreender que educação não é gasto, educação é investimento. Investimento em soberania, em cidadania, em conhecimento, em ciência, em tecnologia, em desenvolvimento econômico e social, em geração de emprego, em geração de renda e sobretudo em oportunidades para jovens e crianças que veem na universidade, ainda que distante pra muitos, uma expectativa de futuro”, disse.

Burmann salientou ainda a importância econômica da universidade para o município, não apenas pelo volume de salário de seus servidores docentes e técnicos administrativos, mas também pelo que representa a circulação de 1.200 estudantes permanentemente na cidade, em aluguéis, em supermercados, em bares, em restaurantes fazendo movimentar a economia. “É fundamental, ainda, quando nós falamos em desenvolvimento econômico e influência no cenário econômico a formação de profissionais que aqui se fixam e aqui promovem o desenvolvimento e trazem suas famílias e contribuem de forma muito constante e permanente para o município de Frederico Westphalen e da região, por óbvio”, completou.

Na oportunidade um representante de cada bancada pode se manifestar sobre os 15 anos de atuação da instituição, suas contribuições e feitos no que se refere ao desenvolvimento econômico, social, cultural e, principalmente educacional. “A nossa região, ainda carece de muitas ações que solidifiquem o seu desenvolvimento e a presença efetiva da UFSM na região, com certeza, vai abreviar o tempo que, antes parecia estar ainda mais distante, por isso, mesmo neste tempo em que alguns tem dúvidas da importância da ciência, em que há cortes de recursos, desejamos muitos anos, muitas formaturas, muita pesquisa e muita extensão universitária para a UFSM na região”, disse o presidente da Câmara, Jorge Alan Souza.

Os diretores do campus Braulio Otmar Caron e Eliane Pereira dos Santos, o prefeito José Alberto Panosso e o vice João Francisco Vendrusculo, além dos diretores da URI, Silvia Regina Canan, do IFFar Bruno Boniati, da Uergs Analisa Tiburski Sommer, representante da Associção Empresarial Yuri Vendrusculo, das cooperativas Elio Pacheco, da Brigada Militar Tenente Adelar Nierotka e representante da comissão de instalação da campus Lauro Chielli, além de outros docentes e servidores da UFSM/FW, participaram da cerimônia.

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]